Dicas de Livros | Blog A Taba
Quem canta seus males espanta

Quem canta seus males espanta

Conheça o livro “Quem canta seus males espanta”: o clássico em uma nova edição é o livro escolhido para os bebês assinantes da Taba.


Quem canta seus males espanta, originalmente foi lançado em 2 volumes e a primeira edição é de 1998. De lá pra cá, o sucesso foi tanto que acabou resultando em uma nova edição, dessa vez só com as cantigas mais queridas. 

São cantigas que acompanham há muito tempo crianças e adultos de todo o Brasil. Reativam afetos, memórias, brincadeiras. Impossível ler sem cantar junto ou buscar nas palavras e rimas a melodia que ainda não conhecemos. 

Nesta edição, através de um QR Code é possível acessar e escutar as músicas – e aprender aquelas que ainda não fazem parte do repertório dos leitores. 

As ilustrações – fruto da pesquisa que inspirou o livro – foram feitas por alunos e alunas das escolas em que as cantigas foram coletadas com o apoio dos professores e familiares. 

Assista o vídeo sobre o livro, apresentado por Denise Guilherme – idealizadora da Taba:

Quem canta seus males espanta

Escrito por: Theodora Maria Mendes de Almeida

Editora: Caramelo

Quem é a autora deste livro?

Theodora Maria Mendes de Almeida é pedagoga e trabalhou como orientadora no Colégio Hugo Sarmento, em São Paulo. 

Quem canta seus males espanta é seu único livro publicado e surgiu a partir de um projeto de pesquisa que desenvolveu na escola depois de receber alguns pedidos dos pais que já estavam meio esquecidos das cantigas de sua infância. 

Theodora, que na verdade prefere ser chamada de Tika, sempre procura dar foco ao trabalho com livro e a leitura nos projetos que desenvolve com seus alunos e famílias. 

A pedagoga reconhece que essa prática talvez seja fruto do exemplo que viu em sua mãe, a maior leitora que ela já conheceu, sempre oferecia livros e leituras para quem estivesse com ela.  

Por que escolhemos o livro Quem canta seus males espanta?

As cantigas tradicionais são muitas vezes passadas de geração em geração de forma oral, espontânea, brincada. Uma sabedoria que está dentro de cada um de nós, nas diversas regiões do Brasil, e que constituem nossa identidade. 

Registrar essas canções em livro é um movimento que acaba não só por valorizar essa cultura como também por aproximar gerações e saberes. 

O projeto deste livro em si, pressupõe o outro, assim como o cantar faz muito mais sentido quando em conjunto! 

Vale a pena escutar as versões na própria voz e espontaneidade das crianças que fizeram parte do projeto e comparar com aquelas conhecidas por sua família.

Livros para bebês