Dicas de Livros | Blog A Taba
Autores que amamos: Roald Dahl

Autores que amamos: Roald Dahl

Famoso por criar narrativas repletas de aventura e personagens infantis que encantam os leitores por seu olhar curioso e sensível sobre a vida e as pessoas, Roald Dahl completaria 100 anos em 2016.
Conheça um pouco da história desse que é um dos autores de livros infantis mais adorados de todo mundo!


Os Gremlins, A Fantástica Fábrica de Chocolates, Matilda, A Convenção das Bruxas…provavelmente você já viu uma ou mais dessas histórias nos cinemas ou nas saudosas sessões da tarde. O que talvez você não saiba é que todas elas foram baseadas em livros do autor britânico Roald Dahl, que em 2016 completaria cem anos.
Famoso por criar narrativas repletas de aventura e personagens infantis que encantam os leitores por seu olhar curioso e sensível sobre a vida e as pessoas, seus livros são conhecidos em todo o mundo, tornando-se parte da memória de muitas crianças e adultos.
Grande parte da inspiração para suas histórias veio de sua própria vida e das experiências que marcaram sua infância. Orfandade, professores e diretores malvados, adultos ausentes e crianças astutas estão presentes em seus livros, assim como em sua biografia.
Quando era adolescente, a fábrica de chocolates Cadbury enviava novos produtos para que os alunos de sua escola provassem. Dahl sonhava em inventar uma barra de chocolate que impressionasse o senhor Cadbury. Já sabe então de onde veio a ideia para um de seus livros mais famosos, não?
Ao terminar o colégio, Dahl trabalhou em petrolífera e foi piloto de avião durante a Segunda Guerra Mundial. Nesta época sofreu um grave acidente, que o deixou cego por oito semanas e internado por cinco meses. Em 1942, quando morava nos Estados Unidos, este acontecimento rendeu seu primeiro texto publicado. E foi ninguém menos do que Ernest Hemingway quem lhe incentivou a começar sua carreira como escritor! Essa história é narrada em um dos contos do livro “A incrível história de Henry Sugar e outros contos.”
Consagrado mundialmente por seus livros infantis, Dahl também escreveu muitos contos macabros, publicados principalmente em revistas e depois reunidos em antologias reconhecidas no mundo todo. Algumas destas histórias para adultos foram adaptadas para televisão e cinema, inclusive por Quentin Tarantino.
O escritor casou-se duas vezes, teve cinco filhos para os quais contou muitas das histórias que um dia se transformariam em livros.  Mais tarde, sua neta Sophie foi inspiração para a personagem principal da obra “O BGA: Bom Gigante Amigo” – cuja adaptação para o cinema dirigida por Steven Spilperg será lançada em julho desse ano.
Faleceu aos 74 anos, deixando 20 obras infantis escritas e consagradas, sendo 3 delas de poesia. Nos arredores de Londres foi aberta a Roald Dahl Children’s Gallery e há 14 anos existe uma praça com seu nome.
Em fevereiro de 2016, Taba selecionou o livro “O BGA: O Bom Gigante Amigo” para o Desafio 12 livros em 1 ano e foi até Londres para cobrir os eventos comemorativos na cidade.
Que tal aproveitar para entrar no clima de festa conhecendo nossa seleção de obras infantis escritas por Roald Dahl?
Todas estão com desconto especial na livraria da Taba na Amazon!
Aproveite!