A bola e o goleiro
Fura-Redes era uma bola imbatível. Quando ia em direção às traves já se sabia: o gol era certo! Imparcial em sua profissão, sem preferência por qualquer equipe, só uma coisa lhe interessava – tocar o fundo das redes. De outro lado, nada imbatível, havia Bilô-Bilô, e Cerca-Frango, o pior goleiro de que se tinha notícia.
Resenha
Fura-Redes era uma bola imbatível. Quando ia em direção às traves já se sabia: o gol era certo! Imparcial em sua profissão, sem preferência por qualquer equipe, só uma coisa lhe interessava – tocar o fundo das redes. De outro lado, nada imbatível, havia Bilô-Bilô, e Cerca-Frango, o pior goleiro de que se tinha notícia. A história toda muda quando Fura-Redes se apaixona por Cerca-frango. Com esse enredo, o grande escritor Jorge Amado nos narra esta fábula futebolística, tendo como principal personagem a Bola. O tom com que a história é contada nos remete aos grandes narradores esportivos, dando detalhes precisos de jogadas, comentários e bastidores. As ilustrações de Kiko Farkas, vivamente coloridas, dão mais intensidade à história.
Trecho do livro
“Um dia, como sucede a todas as criaturas, Fura-Redes se apaixona e logo por quem! Em lugar de se apaixonar por um artilheiro, por um centroavante, um ponta-de-lança, entregou seu coração a um goleiro, a Bilô-Bilô Mão-Podre, engolidor de frangos.”