Dicas de Livros | Blog A Taba
Cada bicho um seu canto

Cada bicho um seu canto

Em “Cada um bicho um seu canto” a bicharada sai de seu canto e se reúne numa deliciosa brincadeira com as palavras onde a poesia faz do mundo animal sua matéria.


Coruja, jabuti, cobra, leopardo, girafa. Em “Cada um bicho um seu canto” a bicharada sai de seu canto e se reúne numa deliciosa brincadeira com as palavras onde a poesia faz do mundo animal sua matéria. Em cada canto o leitor (re)conhece um animal através de pequenos poemas que nos convidam a caracterizar, imaginar e até humanizar os pequenos e grandes, diurnos e noturnos, animais que compõem a fauna de diferentes habitats. Embarque nesse verdadeiro safari de palavras criado por Edimilson de Almeida Pereira e celebre o fascinante mundo animal, revisitando os bichos que já conhece e descobrindo outros tantos que, cada um em seu canto, enchem nosso planeta de vida.

Quem são os autores de “Cada bicho um seu canto”?

Fica difícil acreditar, ao ler o currículo de Edimilson de Almeida Pereira, se tratar de uma pessoa só. Poeta, ficcionista, ensaísta, professor e pesquisador de cultura e religiosidade afro-brasileiras, o mineiro iniciou sua trajetória pela escrita em 1985 com o livro de poemas “Dormundo”, que abriu as portas para que ele se dedicasse à escrita de poesia, artigos e publicações etnográficas.

A carreira de Edimilson corre como o rio Paraibuna que corta a cidade de Juiz de Fora, onde ele nasceu, cresceu e, hoje, é professor na Universidade Federal de Juiz de Fora. No leito de sua obra, navegam prêmios como o Concurso Nacional de Poesia Helena Kolody e o Prêmio São Paulo de Literatura. 

Edson Ikê também é um artista múltiplo. Iustrador, designer gráfico e artista gráfico, ele trabalha com diferentes técnicas de ilustração, misturando elementos da xilogravura a criações modernas e originais. Nascido em São Bernardo do Campo, em São Paulo, Edson iniciou sua carreira trabalhando para diferentes estúdios e editoras, tendo recebido muitos prêmios e reconhecimentos ao longo de sua carreira.

Porque escolhemos este livro para enviar aos assinantes do Clube de Leitores A Taba?

A poesia é uma verdadeira arte com as palavras. Ela estende, contrai, revisita os significados, costura as palavras num bordado que, para os leitores iniciantes, pode ser um desafio compreender. Expor os jovens leitores à leitura de poemas é uma forma de investir em sua formação leitora e cultural além de, é claro, enriquecer seu processo de letramento. “Cada um bicho um seu canto” traz o universo animal que tanto encanta os jovens leitores nos caminhos nem sempre óbvios, mas fascinantes, da leitura de poesia.