Dicas de Livros | Blog A Taba
Cantigas, adivinhas e outros versos – v. 1

Cantigas, adivinhas e outros versos – v. 1

O volume 1 da compilação de cantigas, parlendas, adivinhas, feita por Ana Claudia e Mariana Breim, remonta à tradição oral e constitui importante iniciativa para que essa parte da cultura brasileira seja preservada entre os leitores contemporâneos. É por meio de ilustrações de animais feitas por Erika Ariente – temas da maior parte dos textos – que o leitor é convidado a recitar, adivinhar ou cantar. Além dos textos, o livro apresenta partituras, o que incentiva o uso de instrumentos musicais e corporais – como as palmas e a voz – e estabelece um interessante paralelo entre poesia, ritmo e rima, importantes para a percepção musical dos leitores.


Resenha do livro Cantigas, adivinhas e outros versos


O volume 1 da compilação de cantigas, parlendas, adivinhas, feita por Ana Claudia e Mariana Breim, remonta à tradição oral e constitui importante iniciativa para que essa parte da cultura brasileira seja preservada entre os leitores contemporâneos.

É por meio de ilustrações de animais feitas por Erika Ariente – temas da maior parte dos textos – que o leitor de Cantigas, adivinhas e outros versos é convidado a recitar, adivinhar ou cantar.

Além dos textos, o livro apresenta partituras, o que incentiva o uso de instrumentos musicais e corporais – como as palmas e a voz – e estabelece um interessante paralelo entre poesia, ritmo e rima, importantes para a percepção musical dos leitores.


Trecho do livro


(…) “AI, ME DÁ UM ABRAÇO
QUE EU DESEMBARAÇO
A MINHA POMBINHA
QUE CAIU NO LAÇO.”
P. 8

Livro: Cantigas, adivinhas e outros versos volume 1

Coletânea por: Ana Claudia e Mariana Breim

Ilustrado por: Erica Ariente

Editora: Melhoramentos