Dicas de Livros | Blog A Taba
Carnaval em casa: dicas para fazer a folia com as crianças

Carnaval em casa: dicas para fazer a folia com as crianças

O Brincando Juntos preparou conosco algumas dicas para curtir o carnaval em casa com as crianças, com diversão para toda a família!


Curtir o carnaval é uma tradição no Brasil. Quando há crianças em casa, a folia ganha ainda mais cor e diversão. Quem resiste a um bailinho de carvanal com os pequenos? Mesmo que não seja possível aproveitar os blocos infantis neste momento, a folia pode ser feita em casa mesmo, com itens simples e garantir diversão para a família toda. Convidamos a Vera Duarte do Brincando Juntos para inspirar as famílias a preparar o carnaval em casa com as crianças.

Como preparar o carnaval em casa com as crianças?

Decoração não pode faltar!

Confete, serpentina, bexigas coloridas e o que mais que a imaginação mandar podem compor a decoração para o carnaval. A Vera traz duas dicas simples para decoração de carnaval. Confira:

Confete sustentável? Temos!

Basta recolher algumas folhas na pracinha ou parquinho e perfurar as folhas com furador de papel simples ou aqueles com diversas formas, utilizados para scrapbooking.

Argolas de papel para a decoração

argola de papel para decoraçao

Fantasias de carnaval para a família

Que tal preparar fantasias para a família toda? E se a fantasia for inspirada em um dos contos da fadas mais conhecidos e adorados pelas crianças? A Vera criou um conjunto de fantasias simples e incríveis inspiradas no livro dos assinantes da categoria bebês de fevereiro: Cachinhos Dourados!

Você vai precisar de papel cartão amarelo, marrom e preto, lápis, tesoura e grampeador. Confira as etapas:

Fantasia Carnaval em Casa Cachinhos Dourados
Fantasia Carnaval em Casa Cachinhos Dourados urso

E a família da Vera está pronta para cair na folia!

Fantasia Carnaval em Casa Cachinhos Dourados
Fantasia Carnaval em Casa Cachinhos Dourados urso

Comidinhas para refrescar e recarregar a energia

picolé de frutas da Bela Gil

A folia vai dar calor, então deixar frutas cortadas e sucos preparados para servir na hora do lanche é uma boa pedida. E como o que a gente mais quer é praticidade, esse picolé de frutas da Bela Gil que leva só dois ingredientes pode entrar na lista de preparativos. Bastam água de coco e frutas picadas nas formas próprias para picolé.

Brincadeiras para animar a folia

Para resgatar a memória dos adultos e criar boas memórias nas crianças, relembre as brincadeiras que fazia quando era criança. os pequenos vão adorar saber que muitas das brincadeiras que conheceram na escola fizeram parte também da sua infância.

Brincadeiras ao ar livre

Corrida do saco, pular corda, amarelinha… abra o seu baú de memórias e divirta-se com as crianças!

brincadeiras-ao-ar-livre-corrida-do-saco

Brincadeiras com água

Basta encher as bexigas com água, formas os times e começar a brincadeira. Vence quem acertar mais bexigas nos jogadores do time oposto.

carnaval em casa brincadeira com bexigua

Brincadeiras com palavras

Vale parlendas para brincar e até adivinhas. Veja só esta que está no livro Aula de Carnaval e outros poemas, de Ricardo Azevedo (Editora Ática), enviado aos assinantes do Clube de Leitores A Taba em março de 2021.

O que é, o que é?
Começa na batucada
Vira festa e brincadeira
Enche o povo de alegria
Termina na quarta-feira

E aí? Descobriu a resposta?

Sim, é ele! o Carnaval!