Começo de ano, tempo de planejamento e retomada dos trabalhos de leitura na escola.
É muito comum que as escolas usem no discurso que a leitura é muito importante e que é fundamental formar leitores. Mas qual é o lugar que esse conteúdo ocupa no planejamento da escola?
Quais atividades de leitura serão feitas em cada disciplina? Como criar situações de aprendizagem significativas em torno da leitura? De que maneira é possível organizar situações de aprendizagem que favoreçam o desenvolvimento das competências e habilidades leitoras?
A leitura na escola não está limitada à disciplina de língua portuguesa. Todas as disciplinas trabalham a leitura, ou deveriam trabalhar.
Também é essencial que a escola seja uma comunidade de leitores. Que os professores sejam leitores, antes mesmo de serem professores. Que sejam organizados momentos de leitura compartilhada entre os professores, que sejam propostos a eles a leitura de romances, de novelas, de textos da literatura mundial e brasileira. Que hajam rodas de leitura mensais, para que os livros sejam discutidos entre eles.
E é importante que essa comunidade não se limite a pais e alunos, mas que também acolha os demais funcionários da escola e os pais dos alunos.
Quer saber mais? Nesse vídeo, Denise Guilherme, idealizadora da Taba, fala sobre como garantir que as práticas de leitura estejam no coração da escola, transformando-a em uma verdadeira comunidade de leitores.
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