Dicas de Livros | Blog A Taba

Estabelecer uma rotina de leituras de contos infantis com as crianças antes de dormir pode contribuir muito para sua formação leitora.

Quando falamos em formação pensamos não só no desenvolvimento de habilidades de leitura e na possibilidade de se relacionar com textos cada vez mais complexos e elaborados. Mas, também, no desenvolvimento de um gosto, um vínculo, uma relação mesmo de afeto com o livro e com as sensações despertadas por ele.

Contar uma história para criança dormir é uma prática simples, que quando observada de perto é capaz de revelar marcas importantes na vida da criança e do adulto que se aproximam da literatura. 

Dicas de obras

Selecionamos alguns livros infantis que gostamos muito e que são capazes de nos afetar seja pelas boas conversas que provocam, seja pelos afetos que despertam!

Todos trazem reflexões importantes sobre o eu, tanto no sentido do reconhecimento mais individual como no sentido do descoberta desse eu em relação com o outro. 

Uma viagem por muitos universos

Talvez um dos efeitos que fique mais latente seja a possibilidade que a literatura oferece para que o leitor se conecte com outras vidas e outros mundos.

Podendo se conhecer e se reconhecer pelo outro, além da oportunidade de conhecer o diferente também, ampliando visões de mundo e sua percepção de si. 

Momentos de afeto

Há também os efeitos de carinho e afeto. Da importância da presença, de ler junto, de estar junto e poder estar acompanhado na aventura da leitura infantil e do desvendamento.

Estabelecer a rotina da leitura de história infantil para dormir é caminho para firmar essa parceria cheia de carinho, aconchegos e descobertas.

O momento antes de dormir é também especial por si só. Uma prévia antes do sono, quando já nos permitimos soltar os pensamentos e avançamos um pouco mais no sentido dos sonhos e das conversas sem rumo certo.

Um momento de trocas reais, pela própria característica de ter menos estímulos e informações. Boas conversas podem surgir a partir daí. E bons contos, sejam eles contos infantis curtos ou mais densos, são poderosos aliados para boas conversas.

Ler junto é desenvolver parcerias. Ler junto é se deixar afetar em parceria. Se deixar afetar pelo afeto, além de também se deixar afetar pelo efeito dos próprios contos infantis. Ler junto é sentir junto o efeito do afeto!

Boas leituras, boas descobertas! 🙂