Livros com conceitos de matemática na educação infantil

por:

A literatura pode servir para ensinar matemática na educação infantil? Geografia? História? Afinal, para quê pode nos servir a literatura? Seria possível determinar um sentido único? A verdade é que os bons livros infantis podem agregar de diferentes formas. Mais do que servir diretamente para alguma coisa, a literatura inspira, abre caminhos e pensamentos. 

Cada leitor é único

Cada leitura e cada leitor, com suas próprias experiências, são como superfícies extremamente porosas e aderentes, prontas para receber o que cada livro, com seus textos e imagens, podem sugerir. Os caminhos são muitos e os pensamentos, variados!

No texto de hoje, nos propusemos a pensar livros de literatura que apresentam conceitos de matemática na educação infantil e que por isso mesmo podem sensibilizar alunos e professores no ensino desta disciplina. 

Livros de matemática infantil

Importante lembrar: são livros de literatura infantil que não nos ensinam diretamente sobre o conceito, como por exemplo o faz um livro didático. Mas que conseguem trazê-los para dentro da narrativa de forma inteligente e equilibrada, sem abandonar a literatura.  

Apresento aqui alguns que gosto muito e que, como mencionei acima, despertam outras possibilidades além da matemática:

E você, já encontrou outros livros de literatura que trazem conceitos da matemática na educação infantil? Compartilhe aqui o livro, a experiência e vamos juntos construindo possibilidades de leitura e relação com os livros.

Leia mais : Literatura e alfabetização infantil

deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

2 comentários
  • Isabella Ono G. Reis

    Olá, Luisa. Comprei para minhas filhas o livro ‘Uma festa bem bolada’ da Callis Editora e os conceitos de matemática permeavam o conto de uma forma bem interessante. Aliás, descobri que no site dessa editora você pode buscar os livros por temas. Gostei das suas sugestões! Só conhecia o da Eva Furnari adotado pela escola de uma de minhas filhas.

  • Tartaruga Nara

    acompanhe a gente!

    receba as novidades da Taba em primeira mão: