Dicas de Livros | Blog A Taba
Dia internacional da doação de livros

Dia internacional da doação de livros

Hoje é o dia internacional da doação de livros! Doe um livro para quem não tem possibilidade de adquiri-los, sejam adultos ou crianças.


Hoje, 14 de fevereiro, é o dia internacional da doação de livros, data instituída inicialmente no Reino Unido em 2012 e que já é celebrada em dezenas países, inclusive aqui no Brasil. A iniciativa conhecida como Books Giving Day tem como objetivo fazer com que os livros cheguem a quem não tem possibilidade de adquiri-los, sejam adultos ou crianças.

Para participar é simples! Basta separar um ou mais livros que você já tenha aproveitado bastante e deixá-los em algum lugar como no metrô, no ônibus ou no táxi, no posto de saúde, na sua escola ou trabalho, na igreja… enfim, onde eles possam encontrar novos leitores que o aproveitem também. Se quiser, deixe um recadinho no livro para quem encontrá-lo!

Aqui na A Taba nós temos a prática de doar livros regularmente para diferentes projetos. As ações são possíveis graças aos nossos assinantes, que além de garantir os melhores livros infantis em casa também contribuem para que muitos projetos sejam apoiados e os livros cheguem para crianças de todos o Brasil.

Projetos que já receberam doação de livros da Taba

doação de livros

Espalhe Leitura

Em 2016, A Taba realizou o projeto Espalhe Leitura, por meio do qual voluntários de todo o Brasil espalharam livros enviados pela Taba em diferentes espaços públicos para que fossem encontrados por seus leitores.

doação de livros

Viva e Deixe Viver

Durante 3 anos, Isadora Freire recebeu livros enviados pela A Taba e, durante alguns anos, fez a leitura em 9 hospitais de Brasília como voluntária do Projeto Viva e Deixe Viver.

doação de livros

Casa do Conto

Pamea Fagundes, que atua como voluntária no Projeto Casa do Conto em Itacaré, também faz a leitura dos livros doados pela Taba desde 2017 para crianças de uma comunidade carente no contraturno da escola.

Rede Literasampa

Em 2018, A Taba fez uma doação de mais de 3000 livros para a rede de bibliotecas comunitárias da Rede LiteraSampa.

Biblioteca do hospital da Universidade Santa Cruz do Sul

Também em 2018, A Taba iniciou  uma parceria com a contadora de histórias Lela Mayer para iniciar o projeto de criação de uma biblioteca no hospital da Universidade de Santa Cruz do Sul.

Nossa soma multiplica

No mesmo ano, A Taba doou livros para um projeto dentro da ocupação Nove de Julho, organizado pelo coletivo “Nossa soma multiplica.”

Minha primeira biblioteca

Em 2021, A Taba participou do projeto “Minha primeira biblioteca” criado pelo Ateliê Escola Acaia que tem como objetivo auxiliar na criação dos acervos pessoais dos alunos da escola, doando livros e sacolas para as crianças envolvidas.

Programa de Formação de Mediadores de Leitura

Agora, em 2022, 43 mediadores de todo o Brasil selecionados pela A Taba, estão recebendo nossos livros e sendo capacitados gratuitamente para fazer a leitura dos obras selecionadas pela nossa curadoria, em mediações on-line e presenciais.

Que tal organizar a doação de livros para uma biblioteca ou projeto social próximo a você?
Inspire-se nas ações e faça parte do Dia Internacional da Doação de livros!