Dicas de Livros | Blog A Taba
8 dicas para a volta às aulas

8 dicas para a volta às aulas

Mais um ano letivo vai começar e para apoiar as famílias selecionamos 8 dicas para a volta as aulas, de mães e educadoras! Tome nota!


Muitas famílias se preparam para a volta às aulas. É hora de dividir a atenção entre a pesquisa por materiais escolares, que aumentaram 16% em comparação com o último ano, e as dúvidas sobre os casos de covid-19 com a nova variante ômicron. Não é fácil equilibrar uma equação com tantas variáveis e ainda garantir o bem-estar das crianças e a confiança em voltar para o ambiente escolar. Para apoiar as famílias, o Clube de Leitores A Taba reuniu 8 dicas para para a volta às aulas, que foram sugeridas por educadores de todo o Brasil que fazem parte do nosso Programa de Formação de Mediadores de Leitura. Confira!

Reaproveitar materiais é bom!

A cada lista de material, um susto com a quantidade de itens? Reaproveite o que está em condições de uso. O Procon-SP orienta os consumidores a antes de sair às compras, verificar os materiais pedidos, checar o que ainda está em condições de uso e então comparar preços do que precisa ser comprado. Além de economizar, o reaproveitamento de materiais escolares, desenvolve nas crianças valores de estima, cuidado com seus pertences e responsabilidade no uso. No fim, todos saem ganhando.

Acolher os sentimentos da criança

O medo do novo, a troca de escola, outros desafios. Tudo isso pode trazer sensação de insegurança e angústia às crianças e adolescentes. Acolher os sentimentos, ouvir o que eles tem a dizer e conversar são atitudes muito importantes e que contribuem para o bem-estar. Demonstrar segurança na escola e nos profissionais contribui para o retorno e a adaptação.

Voltar para a rotina é importante

Nas férias todo mundo quer aproveitar a liberdade de não ter compromissos, horários fixos e lição de casa. O retorno das aulas pede uma reorganização. Alguns dias antes é bom organizar a rotina conforme o período em que a criança irá para a escola, incluindo o tempo de lazer e o horário das refeições. Boas noites de sono, acompanhadas de muitas histórias ajudam a tornar esse retorno à rotina mais fluido.

Organizar os materiais com a criança

Quem não gosta de ver os materiais escolares todos organizados e imaginar tudo que irão viver no ano letivo que começa? Convide as crianças a participar do momento inicial de organização de acordo com as habilidades. Aquelas que ainda não sabem ler, podem separar os lápis de cor e guardar no estojo, por exemplo. Os alfabetizados podem conferir item por item da lista e colar etiquetas de identificação. A organização deve ser incentivada a se tornar rotina. Arrumar a mochila no dia a dia, ajudar a preparar o lanche, organizar os materiais que ficam em casa para a lição de casa.

materiais escolares volta as aulas

Máscara não pode faltar!

Em tempos de pandemia, mais um item se faz presente — e fundamental — na lista de materiais: as máscaras de proteção. É importante ensinar as crianças a colocar e tirar para se manterem protegidas, além de enviar máscaras extra para trocas. Neste texto você encontra mais informações sobre uso correto, modelos adequados e outras questões.

mascara volta as aulas

E no grande dia

Deixe a criança entrar andando e se possível carregando a mochila. Esta simples atitude traz mais autonomia para despedida. Seja breve e evite ficar na porta da sala ou escola por mais tempo, pois pode passar a sensação de insegurança. No caso dos menores, explique quem irá buscar e se for o caso dê uma dimensão de tempo. Na hora da saída, evite se atrasar: ficar na escola é gostoso, mas a hora de ir para casa é muito aguardada pelas crianças e o atraso pode trazer a sensação de abandono e insegurança.

Novos amigos e reencontros

A experiência de mudar de escola pode ser difícil para algumas crianças e animadora para outras. Até mesmo a mudança de classe pode bagunçar um pouco as emoções. Mas essas mudanças são também oportunidade de fazer amigos, conhecer outras pessoas e viver novas experiências. Sem, é claro, deixar os amigos de antes. Converse com a criança sobre as expectativas dela para este momento, conte como era para você. Boas conversas contribuem para autoconfiança.

Livros ajudam a enfrentar o novo

A leitura é uma ótima maneira de estimular os pequenos a lidarem com os próprios sentimentos e as mudanças que a entrada de um novo ano letivo pode trazer. Confira este post com dicas de livro para a adaptação escolar.

Assine o Clube de Leitores A Taba
Faça parte do Clube de Leitores A Taba