Dicas de Livros | Blog A Taba
Diário das águas

Diário das águas

“Diário das águas” é fruto do encontro da pesquisadora Gabriela Romeu com crianças que têm uma relação íntima com os rios.


Que fantásticos são os rios. Berços das primeiras grandes civilizações (quem aí já aprendeu sobre o Nilo, o Tigre e o Eufrates?), os rios são fonte de transporte, alimento e da irrigação da terra, fundamental para o plantio de alimentos.  Os rios têm seu ritmo, seu curso, sua mitologia própria. O Brasil tem o maior em volume e extensão, o grandioso Amazonas, entre os muitos outros, como o São Francisco e o Paraná. As pessoas que vivem em suas margens têm suas vidas governadas pelas águas, pelo tempo de cheia, de defeso, de seca. Em Diário das Águas, Gabriela Romeu, convida os leitores a viajar pelas águas dos rios através de um diário inspirado pelo encontro de Gabriela com crianças ribeirinhas, lindamente ilustrado pelas aquarelas de Kammal João.

Por que escolhemos o livro “Diários das águas” para enviar aos assinantes do Clube de Leitores A Taba?

Gabriela Romeu é uma pesquisadora da infância e seus símbolos. Diário das Águas é fruto de seu encontro com crianças que têm uma relação íntima com os rios e cujo cotidiano se afasta do das cidades com seus rios canalizados transformados em avenidas. Conhecer formas de existir em harmonia com a natureza amplia nosso repertório etnográfico. 

Diário das águas foi o livro selecionado pela nossa equipe de curadores para os Jovens Leitores (11-12 anos) em janeiro.

livros para jovens