Dicas de Livros | Blog A Taba
Dos livros para as telas: 30 obras infantojuvenis que renderam ótimas adaptações para o cinema

Dos livros para as telas: 30 obras infantojuvenis que renderam ótimas adaptações para o cinema

Para leitores ávidos e cinéfilos de plantão nestas férias, a Taba preparou uma seleção especial de obras infantojuvenis que renderam ótimos filmes! Leitura, lazer e diversão para o mês inteiro!
Confira!


O casamento entre a literatura e o cinema é antigo e já rendeu frutos memoráveis. Vários filmes que conhecemos nasceram antes nas páginas de um livro e o contrário também: algumas histórias que fazem sucesso nas telas,  ganharam depois adaptações incríveis em sua versão impressa.
Mas, afinal, o que é melhor: o livro ou o filme? Em alguns casos, os fãs da obra se decepcionam com sua adaptação para as telas. Em outros, a versão para o cinema é tão bem feita que acaba sendo uma ótima porta de entrada para despertar o interesse pelo livro. Uma coisa é certa: as duas linguagens são muito diferentes e sempre haverá mudanças no enredo para que o mesmo faça sentido em seu novo formato.
Para leitores ávidos e cinéfilos de plantão nestas férias, a Taba preparou uma seleção especial de obras infantojuvenil que renderam ótimos filmes! Leitura, lazer e diversão para o mês inteiro!
Todos os títulos estão separados conforme o tipo de leitor: iniciantes, autônomos e experientes!
Confira! Os livros estão disponíveis na Loja da Taba na Amazon. E assinantes do Clube de Leitores A Taba possuem 10% de desconto na compra de qualquer um dos títulos indicados! Clique sobre os títulos e conheça os livros. Clique sobre as imagens e assista o trailer!

PARA LEITORES INICIANTES

Onde-Vivem-os-Monstros1.Onde vivem os monstroso clássico livro-álbum criado por um dos maiores autores da literatura infantojuvenil contemporânea – Maurice Sendack – ganhou uma sensível adaptação para o cinema. O roteiro explora o encontro do garoto com seu mundo interno, colocando-o em contato com as próprias emoções por meio de cada um dos monstros que conhece em sua jornada.

james-et-la-peche-geante2. Nas aventuras de  James e o pêssego gigante somos chamados a viajar com um garoto órfão e seus amigos insetos até Nova York. Sentindo-se “o mais triste e solitário garoto do mundo” após a morte dos seus pais, o garoto tem que enfrentar uma nova vida ao morar com as malvadas tias Esponja e Espiga no sul da Inglaterra. E é a descoberta de um fruto gigante em seu quintal e a aproximação de novos amigos que o farão experimentar a importância da amizade e da imaginação para lidar com as adversidades que surgem pelo caminho.

matilda3.Uma das personagens mais adoráveis da literatura infantil teve sua história transformada em um filme igualmente adorável. Danny De Vito trouxe Matilda para as telas e fez adultos e crianças de todo o mundo desejarem seus poderes e tornarem-se também alunos da doce Srta. Mel.

Stuart-Little4. Stuart é um ratinho que tem a sua vida completamente modificada quando é adotado pela família Little. Recebido com muito amor e carinho pelos seus novos pais, o pequeno Stuart Little terá que aprender a lidar com o ciúme de seu irmão e as maldades do gato de estimação da família.

A-teia-de-Charlotte5. Charlotte é uma pequena aranha que com seu talento para escrever ajuda a salvar a vida de um sensível porquinho. A Teia de Charlotte, teve duas adaptações para o cinema  – uma em formato de desenho animado, em 1973 – e outra com atores humanos e efeitos especiais para dar vida aos animais – em 2006, tendo Dakota Fanning interpretando a garota Fern.

menino-maluquinho-foto-026. O clássico brasileiro O menino maluquinho, encantou centenas de crianças nas páginas escritas e ilustradas por Ziraldo, antes de ganhar sua adaptação para o cinema. Nas telas, parte da magia do filme teve sua magia garantida pelo roteiro divertido e elenco afinadíssimo. Programa mais do que indicado para as férias!

7. Adultos e crianças certamente irão se apaixonar pelo Bom Gigante Amigo ou BGA, como a pequena Sophie escolheu lhe chamar. A adaptação para o cinema mantém o encanto do texto, ao contar a história de amizade de uma garota sensível e inteligente e de um gigante que todos gostariam de ter por perto.

A-fantástica-fábrica-de-chocolates8. Poucos livros possuem duas inesquecíveis adaptações para o cinema como A fantástica fábrica de chocolates, de Roald Dahl. Produzidas em 1971 e 2005, os filmes contam a história de Charles Wonka e sua famosa fábrica que produz guloseimas que encantam crianças de todo o mundo. Quem se aventurar a ler o livro, vai perceber que as duas adaptações para o cinema guardam algumas diferenças do texto original.


PARA LEITORES AUTÔNOMOS

O-fantástico-senhor-raposo9. O fantástico Senhor Raposo: inspirado no livro Raposas e fazendeiros, do famoso escritor britânico Roald Dahl, o filme de Wes Andersen narra a história de uma família de raposas e sua conturbada relação com os fazendeiros.Utilizando técnicas de stop motion e vozes de atores famosos como George Cloney e Meryl Streep para dublar o casal de protagonistas, o filme ganhou o Oscar de melhor animação e trilha sonora.A versão para o cinema, no entanto, apresenta algumas mudanças em relação ao início e ao fim da história no texto original. Mas isto, só os curiosos leitores do livro irão descobrir.

A-convenção-das-bruxas210. As bruxas, um dos livros mais famosos de Roald Dahl ganhou sua versão para o cinema com o nome de A convenção das bruxas. Na história, o garoto Luke percebe, graças à sua avó, que as bruxas podem estar em todos os lugares, disfarçadas de mulheres comuns, usando roupas comuns. E, ao passar férias em um hotel, vai descobrir que – para seu azar – o local está sendo utilizado para sediar o encontro anual de todas as bruxas, com a presença de sua rainha. Aqueles que se desafiarem a conhecer o livro e o filme, descobrirão que há o final de ambos é bem diferente…

HP111.Série Harry Potter: a saga, que teve seu início na versão impressa há exatos 20 anos, teve seus originais rejeitados por vários editores antes de se transformar em um dos maiores sucessos do mercado de literatura infantojuvenil no Brasil e no mundo, com 450 milhões de cópias vendidas!
Todos os sete volumes tiveram seus direitos comprados e as adaptações para o cinema renderam quase 8 bilhões de dólares, formando a maior bilheteria da história para filmes de uma série.

desventuras-em-serie12. Desventuras em série:  Depois de uma ótima adaptação para o cinema, com Jim Carrey vivendo o terrível Conde Olaf, os livros de Lemony Snicket (pseudônimo de Daniel Handler) ganharam novos ares em uma divertida série disponível no Netflix. A história gira em torno de três irmãos, Violet, Klaus e Sunny, que perdem os pais em um misterioso acidente que destruiu a sua casa. Com isso, as crianças vão a morar com um parente desconhecido – o Conde Olaf – um ator fracassado que armará os mais fantásticos planos para herdar a fortuna dos pequenos.

as-cronicas-de-narnia13. Entrar em uma guarda-roupas e sair em uma terra fantástica, transformando-se em reis. É esta a aventura vivida pelos quatro irmãos protagonistas da série “As crônicas de Nárnia” – sucesso na literatura e também no cinema. Com 3 filmes inspirados em alguns volumes da coleção, há uma quarta adaptação com lançamento previsto para 2019.

O-mágico-de-OZ14. Um furação no Kansas leva a menina Dorothy e seu cachorro ao fantástico mundo de OZ. Lá a menina fará amizade com três figuras divertidas e partirá em busca de encontrar o famoso Mágico de Oz. A adaptação com Judy Garland faz parte da memória afetiva de adultos e crianças que tiveram o privilégio de assistir ao musical produzido em 1939 para os cinemas.

Um-urso-chamado-Paddington15. Paddington  é um urso criado em uma floresta no Peru. Por causa de um terremoto, ele se separa de sua família e vai parar em Londres, sendo acolhido pela família Brown. Sua busca por um explorador que visitou seu país décadas atrás é narrada no divertido filme As aventuras de Paddington, com elenco inspirador e técnicas de computação gráfica.

A-história-sem-fim16. Michael Ende encantou muitas gerações narrando a história do pequeno Bastian e suas aventuras na terra da fantasia em seu livro A história sem fim. Considerado um dos mais fascinantes textos da literatura de ficção infantojuvenil, a obra ganhou várias adaptações para o cinema, sendo a mais famosa lançada em 1984.

O-pequeno-Nicolau17. Do mesmo criador dos famosos quadrinhos de Asterix, O Pequeno Nicolau narra as travessuras de um menino e sua turma de amigos nos anos 50. A adaptação para o cinema, lançada em 2010, é garantia certa de riso e muita diversão!

O-pequeno-Príncipe18. O clássico O pequeno príncipe teve muitas adaptações para o cinema. A mais recente (2015), utiliza técnicas de animação em stop motion e narra a história de uma menina que um dia, encontra um certo aviador. E é este personagem especial quem lhe contará as aventuras de um garoto que vivia em um asteróide com sua rosa…

como-treinar-seu-dragao-interior19. O jovem soluço terá que enfrentar muitos medos até descobrir Como treinar seu dragão. A série de livros da famosa escritora inglesa Cressida Cowell ganhou duas adaptações para o cinema. A primeira faturou mais de 450 milhões de dólares no mundo inteiro e recebeu indicações para o Oscar e o BAFTA. Para 2019, está previsto o lançamento do mais novo filme da série.


PARA LEITORES EXPERIENTES

ponte-para-terabitia20. Ponte para TerabítiaMilhares de pessoas em todo mundo se emocionaram com a belíssima adaptação desta história para os cinemas.Jess Aarons (Josh Hutcherson) é um garoto que não encontra o seu lugar, sentindo-se rejeitado em sua casa e também na escola. Mas, tudo pode mudar com a chegada de Leslie Burke (AnnaSophia Robb): uma garota curiosa e sensível, que o levará a construir um reino secreto e mágico, onde ambos reinam livremente: Terabítia.

A-invenção-de-Hugo-Cabret21. A invenção de Hugo Cabret : a obra prima, aclamada pela crítica em todo o mundo, foi transformada em filme por um dos grandes cineastas da atualidade –  Martin Scorsese.No livro, o autor mistura elementos das histórias em quadrinhos à narrativa em prosa, alternando magistralmente as duas linguagens para contar uma aventura sobre a origem do cinema, a força da vida e o poder da imaginação.

O-escaravelho-do-diabo122. O livro O escaravelho do diabo faz parte da memória afetiva e literária de muitos brasileiros. Parte da famosa Série Vaga-lume, a obra foi lida e adotada em muitas escolas nos anos 80 e 90 e segue fazendo sucesso ainda hoje.Em 2016, sua adaptação para o cinema – que apresenta várias modificações no enredo original dividiu opiniões.

alice-no-pais-das-maravilhas23. Alice no país das maravilhas – clássico da literatura infantojuvenil – finalmente ganhou uma adaptação à sua altura pelas mãos do criativo diretor Tim Burton. Fiel a muitos aspectos do texto original, a obra possui um visual deslumbrante que transformou a narrativa em um verdadeiro espetáculo de cores, conferindo ainda mais beleza ao universo criado por Lewis Carroll.

o-hobbit24. A saga do Senhor dos Anéis possui uma legião de fãs em todo mundo. Suas adaptações para o cinema também. O que poucos sabem, é que a aventura vivida por frodo e a corajosa Sociedade do Anel tem sua origem na história de Bilbo – o bolseiro – narrada com maestria no livro O Hobbit, que rendeu três belíssimos filmes.

peter-pan25. “Todas as crianças crescem, menos uma.” É assim que começa uma das histórias mais apaixonantes de todos os tempos: Peter Pan. Com diferentes adaptações para o cinema, James B. Barrie criou uma narrativa que toca o coração, celebrando a infância de leitores de todas as idades.

coraline226. Jovens leitores certamente irão se identificar com a curiosidade e inquietação da pequena Coraline. Sozinha em sua nova casa, sem amigos para brincar, a garota encontra uma porta mágica que a leva a um mundo onde todas as suas vontades parecem ser atendidas. No cinema, o filme inspirado no livro de Neil Gaiman, recebeu o nome de Coraline e o Mundo Secreto.

Viagem-ao-centro-da-terra27. A história do clássico de Julio Verne foi atualizada no divertido filme Viagem ao Centro da Terra. Do texto original, a versão cinematográfica aproveita apenas as ideias do autor sobre o mundo fantástico que é encontrado pelos expedicionários em uma viagem cheia de aventuras e descobertas.

cavalo-de-guerra28. Separados pela Guerra, o jovem cavalo Joey e o garoto Albert, vivem muitas venturas e desventuras nas páginas do emocionante livro de Michael Morpurgo: Cavalo de Guerra. Presenciando momentos de horror e solidão, os dois companheiros conseguem encontrar consolo e esperança com a conquista de novos amigos. A versão para o cinema foi dirigida pelo famoso e premiado diretor Steven Spilberg.

O-lar-das-crianças-peculiares29. O lar da srta. Pergrine para crianças peculiares abriga pessoas bastante incomuns: uma garota que levita, outra que produz fogo com as mãos, um menino que fica invisível… A própria srta Peregrine possui dons extraordinários…. A história deste lugar cheio de magia ganhou uma adaptação visualmente muito interessante pelas mãos do diretor Tim Burton. Mas, quem assistir O lar das crianças peculiares vai perceber que existem grandes diferenças entre o texto e sua versão para o cinema.
O-menino-do-pijama-listrado30. O menino do pijama listrado emocionou leitores de todo o mundo ao contar a história de amizade entre dois garotos durante a Segunda Guerra: um alemão e outro judeu. Alheios à magnitude do conflito que os rodeia, os meninos transitam entre universos sem conhecer o perigo que essa proximidade lhes trará.


E você? Conhece algum outro livro infantojuvenil que rendeu uma ótima adaptação para o cinema?
Conte para a gente!
Que tal receber viver experiências de leitura incríveis todos os meses? Assine A Taba!