Dicas de Livros | Blog A Taba
Ela tem olhos de céu

Ela tem olhos de céu

Conheça o título selecionado para os leitores autônomos do Clube de Leitores A Taba no mês de setembro de 2017.


Resenha
Desde o título, o  premiado livro de Socorro Acioli inspira poesia, deixando o leitor curioso pelo que virá.
Nele, a autora nos apresenta Sebastiana: menina que tem um dom especial, revelado desde o seu nascimento.
Ora sendo vista como santa e salvadora de seu povo, ora como uma tirana que determina o destino da cidade, a menina vai descobrindo – pouco a pouco – que mesmo os presentes especiais podem trazer também grandes dificuldades.
As ilustrações de Mateus Rios, exploram as cores e texturas em composições belíssimas que convidam à apreciação dos detalhes de cada uma das imagens dessa história repleta de lirismo e magia.

***

“Ela tem os olhos de céu” foi o título selecionado para os leitores autônomos do Clube de Leitores A Taba no mês de setembro de 2017.

A obra recebeu o Prêmio Jabuti de Melhor Livro Infantil em 2013.

05457044e9b112c06f2b6fdd831dde45

Confira como foi a leitura do assinante Helder Guasti:
As obras literárias nos tocam das maneiras mais diversas possíveis.
Considero-me um “leitor assíduo”, leio livros dos gêneros mais diversos, de diferentes formas e tamanhos. Porém, às vezes, me deparo com uma obra que me deixa meio “diferente”. Que causa um impacto diferente em mim, em minha persona leitora e, por isso, parece ser tão difícil falar sobre ela.
Foi isso o que aconteceu com “Um dia, um rio” e, agora, com “Ela tem olhos de céu”.
Ela tem olhos de céu é uma daquelas leituras que fluem tão naturalmente que, quando você percebe, chegou ao fim, mas, com aquele gostinho, aquela sensação maravilhosa de ter sido transformado por uma leitura.
Na obra acompanhamos a história de Sebastiana que, quando chora, faz chover. Lendo assim, a “descrição” da história parece algo absurdo, mas, no desenrolar dos versos rimados e a cada virar de página, tudo parece tão natural na história de Sebastiana que você se pegará rindo feito bobo. Rememorando a infância.
O livro nos presenteia, enquanto leitores, com uma história rica. Uma história que fala sobre o amor [e a falta dele!], sobre como as diferenças pessoais vêm carregadas de julgamentos por partes dos outros e, principalmente, como o ser humano consegue ser cruel em suas conveniências. A população da cidade ora ama e ora odeia Sebastiana e esta dualidade é algo que podemos trazer para nossas vidas, pois, enquanto seres humanos, somos constantemente apedrejados, dependendo de nossas vivências e experiências, perante nossos pares.
Eu não sei o que mais dizer além de: por favor, leia.
Compre-o.
Dê de presente.
Compartilhe a leitura com seu filho, sobrinho, neto, alunos…
Este é uma daquelas leituras que, COM CERTEZA, causarão um impacto em quem lê e em quem ouve.
*****

Assine você também e receba, todos os meses, as melhores experiências de leitura!

Nao usar_Clube de Leitores A Taba_boas experiencias de leitura aproximam adultos e criancas

 
*imagem da capa retirada do site do artista Mateus Rios, ilustrador da obra.