Entre leitores e leituras: sobre viagens, histórias maravilhosas, guerra e paz
Confira como foi a leitura dos livros enviados pelo nosso Clube de Leitores no mês de outubro e participe de nosso fórum comentando você também suas impressões sobre as obras selecionadas pela Taba.
Livro: Ônibus
Autora: Marianne Dubuc
Editora: Jujuba
Autor: David McKee
Editora: Galera Record
Guerra e paz. Esses são temas para todas as horas e de todos os momentos. Um livro atual e ótimo para tentar explicar ou exemplificar o que estamos sempre vendo nas ruas, nos jornais e na televisão.
Seis homens é um belíssimo livro, com uma linguagem simples e imagens bem detalhadas.
Uma grande pergunta fica no ar: Para resolver alguns conflitos, não seria mais simples conversar e viver em harmonia ? Os dois exércitos queria exatamente a mesma coisa. E por que não se juntar?
E tudo por causa de um patinho?
Algumas imagens achei que lembravam o painel de Picasso: Guernica.
A dúvida de algumas fez com que lêssemos mais de uma vez para observar detalhes como os capacetes, as vestimentas, as expressões faciais.
Gostei muito da forma como o livro foi escrito e ilustrado. E vocês?
Livro: O tecido dos contos maravilhosos: contos de lugares distantes
Autoras: Tanya Robyn Batt, Rachel Griffin
Editora: WMF Martins Fontes
Às vezes penso que livros grandes, com histórias longas são para crianças mais experientes. Mas, por sorte sempre me surpreendo quando deixo minhas dúvidas de lado e começo a ler contos com muitas linhas, muitas palavras e poucas imagens para crianças a partir de 4 anos.
Muitas vezes percebo que a ansiedade de acabar a história é minha. Muitos ainda estão atentos, curiosos pelo final. E na outra semana quando pergunto sobre alguma história, adivinha o que ouço como resposta?
– Conta aquela de novo dos contos maravilhosos?
– Vamos terminar aquela história da serpente?
– Eu adorei aquela história da velhinha que tinha o pé enorme e a outra velhinha com o polegar enorme!
Sim, os contos os surpreenderam, e a mim também. Belas narrativas que nos fazem ficar atentos a cada detalhe. Eles é que fizeram as histórias ficarem mais misteriosas, com mais suspense e curiosidade.
O conto O casaco de retalhos consegui ler de uma só vez para crianças de 6 anos. Todo mundo queria ficar rico no final. Perguntei:
– O que vocês fariam se tivessem todo esse dinheiro?
E as respostas foram muito divertidas:
– Compraria um chiclete !
– Compraria um castelo!
Estes foram os contos que percebi que as crianças ficaram mais impressionadas e comentaram com mais empolgação. E por aí? Além apreciar as belíssimas imagens, o que mais vocês experimentaram?