Dicas de Livros | Blog A Taba
Leitura para bebês: Quem quer brincar comigo?

Leitura para bebês: Quem quer brincar comigo?

A partir desse mês, Márcia Oliveira compartilha suas experiências com a leitura dos livros enviados aos bebês assinantes do nosso Clube de Leitores.


índiceLivro: Quem quer brincar comigo?*
Autor: Tino Freitas
Ilustrador: Ivan Zig
Editora: Abacatte
botaocomprar

Resenha:
“Quem quer brincar comigo” – é a pergunta que muitas vezes ouvimos das crianças.
Neste livro de Tino Freitas, ela retorna na voz dos vários animais que tocam a campainha da casa da menina que mal começara a ler o seu livrinho. A graça desse livro está na surpresa que cada desdobrar de página reserva ao leitor. Pois a cada vez que a menina abre a porta e que o leitor desdobra a página se deparam com um dos amigos de nome engraçado. Ao leitor fica a pergunta: “Sabem quem é o …?”
O texto, de estrutura paralelística, rimado e divertido, chama constantemente o leitor a participar. Assim como as ilustrações engraçadas revelam um novo olhar sobre os amiguinhos da menina.  Este livro foi enviado para os assinantes do Clube de Leitores da Taba e por isso acompanha exclusivo mapa de exploração do livro, material de mediação de leitura criado pela Taba para ajudar o leitor a descobrir os tesouros presentes em cada obra.
Como foi a leitura com os bebês?
A capa desse livro: “Quem quer brincar comigo? é um convite irresistível à brincadeira, e toda sua narrativa oferece às crianças, além da oportunidade de serem ouvintes, a possibilidade de serem parte integrante dessa história.
No grupo de crianças maiores, que tem até 3 anos, o envolvimento foi unânime. Por ser  uma narrativa que privilegia a participação efetiva do leitor, acompanhamos uma ampla movimentação cheia de interesse e curiosidade, num ir e vir até o centro da roda para olhar bem de pertinho os personagens. À medida que as páginas ganhavam uma proporção maior, seus rostinhos eram tomados por semblantes variados, expressando surpresa e alegria.
Nas leituras seguintes, vimos o quanto estavam familiarizados com todo o enredo. E diante do desdobrar das páginas, já sabiam muito bem quem seria o próximo personagem, o barulho que fazia, especialmente no trecho em os bichos tocam a campainha, as crianças se antecipavam à nossa ação e muitas delas repetiam o som que fizemos desde a primeira vez: Bim bam!
Ao lançarmos a pergunta “Quem quer brincar comigo? “, esticávamos uma de nossas mãos e, neste momento, a maioria das crianças se movia, colocando um dedinho na nossa mão aberta, respondendo positivamente que aceitavam o convite. Semelhantemente, ocorria quando perguntávamos: “Sabem quem é o…?”. É claro que já sabiam qual seria a próxima surpresa!
Na leitura para a turma dos bebês com idade entre 5 meses e 1 ano e pouquinho registramos cenas de concentração e encantamento diante do desdobrar de cada página, com suas ilustrações coloridas e um enredo sendo apresentado de uma maneira atrativa para esta faixa etária. A modulação de nossa voz, imitando o som de cada bicho foi para eles um momento mágico. Poder tocar nas páginas e chegar bem pertinho do livro deu-lhes a sensação de serem, também, parte dessa história.
Ler este livro, mais que uma deliciosa brincadeira, foi um valioso presente!
Que tal experimentar você também?

* Livro enviado no mês de outubro para os bebês assinantes de nosso Clube de Leitores.