Dicas de Livros | Blog A Taba
Folclore para crianças – 4º e 5ºs anos

Folclore para crianças – 4º e 5ºs anos

Conheça dicas de livros e atividades sobre folclore para crianças dos 4ºs e 5sº anos.


Lendas e contos populares

As lendas talvez sejam a manifestação mais conhecida do folclore e, portanto, a mais trabalhada na escola.

De autoria desconhecida e transmitidas pela tradição oral ao longo do tempo, as lendas apresentam narrativas que abordam problemas humanos universais, em que homens e mulheres tentam compreender e explicar os mistérios do mundo.

Elas foram criadas por homens de diferentes tempos e lugares para explicar o desconhecido e os fenômenos da natureza.

Já os contos populares são outra manifestação riquíssima do nosso folclore. É comum que os contos de tradição europeia sejam os mais conhecidos pelas crianças ao longo da escolaridade. Mas, os contos populares brasileiros também são uma fonte inesgotável para quem gosta de histórias divertidas, cheias de aventura e de reflexões sobre a vida.

a) Super trunfo de lendas

As crianças certamente vão amar esta atividade: criar um super trunfo usando os jogos e poderes dos personagens das lendas brasileiras!

Primeiro, é preciso repertoriar a turma com essas histórias.

As indicações de livros acima serão muito úteis nesta fase.

Leia bons textos que narram as histórias de personagens do nosso folclore e converse com a sua turma sobre a características dos personagens, seus poderes, região de origem etc.

Em seguida, sorteie um deles para cada aluno. Assim, cada criança deverá ficar responsável por conhecer um personagem do folclore brasileiro.

Encaminhe uma ficha para que as crianças preencham com o resultado da pesquisa. Você pode baixar um modelo de ficha, clicando no botão abaixo.

Depois, junto com a turma, leiam as fichas de todos os alunos e decidam como serão pontuadas cada uma das informações dos personagens e, pronto! É só começar a jogar!

b) Correio elegante de contos

Outra forma de aproveitar a tecnologia para trabalhar com a leitura de textos é a facilidade que temos hoje para gravar áudios. Então, que tal explorar com seus alunos este recurso utilizando como mote os contos populares brasileiros?

Leia vários contos populares brasileiros para seus alunos. Você pode fazer leituras em voz alta, seguidas de uma conversa apreciativa sobre as histórias, sortear alguns contos para serem lidos em casa, junto com a família ou até mesmo, dependendo da autonomia leitora da sua turma, leituras individuais.

Depois que as crianças conhecerem muitos contos, você entregar um conto para que cada aluno possa treinar a leitura em voz alta do mesmo. Cuide para distribuir os contos, ajustando o desafio de acordo com a fluência leitora de cada criança.

Importante! O conto de cada criança deverá ser segredo. Nenhum colega poderá saber antes quais contos serão lido pelos demais alunos da turma.

Estabeleça um tempo para que leiam e ensaiem. Você poderá ajudá-los, ensiando-os como dar entonação correta e, inclusive, levando para a sala alguns podcasts em que diferentes narradores orais contam histórias.

Assim, a turma poderá observar como alguns aspectos como o ritmo, a entonação e a articulação do narrador contribuem para a compreensão daquilo que foi lido.

Clique aqui e conheça o podcast “Conta para mim”.

Estabeleça um tempo para que cada criança leiam e grave a leitura do texto selecionado. Pode ser um áudio de WhatsApp.

Depois, peça-lhes que enviem os arquivos para você. Pode ser por e-mail ou outra forma de comunicação utilizada pela escola.

Ouça todos e depois, sorteie as leituras entre os colegas, de modo que cada criança receba por e-mail o conto lido por algum colega da turma.

Depois, em uma data marcada, reuna as crianças para que revelem qual história ouviram e descubram juntos quem foi qual colega a narrou.

Esta atividade pode ser repetida com poemas e outros tipos de contos! E, dependendo do fôlego da turma, é possível até criar um podcast com as histórias favoritas da classe!

Clique aqui para acessar as dicas e atividades para os outros anos.