Dicas de Livros | Blog A Taba
Folclore para crianças em idade de alfabetização

Folclore para crianças em idade de alfabetização

Conheça dicas de livros e atividades sobre folclore para crianças em idade de alfabetização.


Advinhas, trava-línguas e quadrinhas

Para as crianças em idade de alfabetização, os textos que brincam com a sonoridade das palavras, como as adivinhas, os trava-línguas e as quadrinhas são um ótimo recurso. Isto porque este tipo de estrutura ajuda a pensar sobre o modo com as palavras se formam e sobre a correspondências entre fonema/som, além das brincadeiras provocadas com os múltiplos sentido da linguagem.

Sugestões livros e atividades:

a) Baralho das adivinhas:

Que tal trabalhar a escrita das palavras a partir de adivinhas?

É simples! Primeiro, explore as adivinhas conhecidas pela turma e também amplie o repertório de seus alunos a partir da leitura de alguns dos livros sugeridos acima.

Depois, selecione algumas adivinhas e copie-as em cartas, do tamanho das cartas de baralho. Em uma face, escreva a adivinha e em outra, deixe um espaço para que as crianças possam escrever a resposta.

De acordo com a hipótese de escrita das crianças, elas podem ser incentivadas a escrever a resposta inteira ou você pode colocar as consoantes para que elas completem com as vogais e vice-versa.

Com as cartas prontas, as crianças podem brincar em aula e também em ambiente virtual, jogando de maneira que cada criança pega sua carta e lê a adivinha (com ou sem a ajuda da professora) para que os demais tentem acertar.

Vence quem der o maior número de respostas corretas no fim do jogo.

b) Gravando trava-línguas:

Que tal organizar uma roda de leitura virtual , explorando trava-línguas com a sua turma?

É bem simples, basta apenas que seus alunos tenham em mão um celular de um adulto, com microfone, e que tenham ajuda para gravar uma leitura.

Você pode utilizar um dos livros acima para ler com as crianças alguns trava-línguas e aproximá-los deste gênero tão divertido.

Explore diferentes textos, de modo que as crianças possam conhecer a diversidade deste gênero e observar o modo como é possível brincar com as palavras.

Depois que seus alunos estiverem familiarizados com este textos, peça-lhes que entrevistem seus familiares e perguntem quais trava-línguas eles conhecem.

Combine uma data para que todos possam compartilhar com os colegas o resultado da entrevista.

Depois, distribua os trava-línguas levantados pela turma, de modo que cada criança fique com um texto diferente. Peça-lhes que treinem a leitura em casa e gravem em áudio para compartilhar com os colegas.

As crianças podem mandar a gravação para o seu e-mail ou por outro serviço de compartilhamento.

Em um dia determinado pela classe, reuna todos para ouvir as gravações e boa diversão.

c) Escrita de quadrinhas

Outra rica manifestação do folclore são as quadrinhas populares.

Textos em verso, formado por quatro estrofes, elas – geralmente – apresentam de maneira bem humorada parte da sabedoria compartilhada entre as gerações.

Que tal propor às crianças que escrevam as suas próprias quadrinhas?

Primeiro, é importante repertoriar a turma, lendo várias quadrinhas. Você pode usar algumas das sugestões de livros indicadas neste post para isso.

Depois de ler muitos textos, ajude as crianças a observarem algumas características deste gênero, como a estrutura em 4 versos e as rimas.

Você pode brincar de ler algumas delas, omitindo a última palavra do último verso e pedir às crianças que tentem adivinhá-la, mantendo a rima sugerida pelo autor.

Depois de explorar bastante este gênero, proponha às crianças que escrevam as suas próprias quadrinhas.

Você pode ajustar o desafio à sua turma, pedindo que escrevam uma quadrinha completa ou que criem versos para uma quadrinha já conhecida.

No final da atividade, você pode organizar uma coletânea com as quadrinhas, expondo-as no mural digital da classe ou fazer uma roda de leitura a partir dos textos criados pelos alunos.

Clique aqui para acessar as dicas e atividades para os outros anos.