Dicas de Livros | Blog A Taba
Folclore para todas as idades

Folclore para todas as idades

Conheça dicas de livros e atividades sobre folclore para crianças de todas as idades.


Para todas as séries

a) Culinária

Trabalhar com receitas típicas também é uma forma de trazer o nosso folclore em evidência. Afinal, a alimentação é uma parte muito importante da nossa cultura.

Você pode preparar receitas junto com as crianças, pesquisando a origem de alguns pratos e, até, organizar um caderno com as favoritas da turma.

Com o uso das tecnologias, inclusive, cada criança pode pesquisar junto com a família uma receita brasileira e gravar um pequeno vídeo ensinando os colegas como prepará-la.

Veja abaixo alguns livros muito interessantes sobre o assunto:

Outra dica bacana é conhecer o trabalho das educadoras Ariela Doctors, Juliana Furlaneto e Priscila Vieira que – por meio do projeto Comida e Cultura – discutem educação alimentar em aulas semanais de culinária para crianças.

b) Brincadeiras

Outra maneira de trabalhar o folclore com crianças de todas as idades é por meio das brincadeiras.

A educadora Renata Meirelles viajou pelo Brasil e fez um belíssimo resgate das brincadeiras de crianças de diferentes regiões do país. O material contém vídeos e também as instruções para brincar ou mesmo confeccionar alguns dos brinquedos pesquisados por ela.

Você pode conhecer mais sobre este trabalho acessando o site do projeto Território do Brincar.

Outra grande pesquisadora das infâncias brasileiras é a jornalista Gabriela Romeu. Em seu site Infâncias é possível conhecer os quintais onde brincam crianças de diferentes regiões do Brasil.

Mesmo em tempos de isolamento social, elas podem experimentar esta atividade tão essencial para a vida das crianças: o brincar.

Resgatar brincadeiras antigas, produzir os próprios brinquedos e conhecer como brincam crianças de diferentes regiões do país são atividades que podem ser incluídas no currículo da escola em qualquer época do ano.

Você pode, inclusive, produzir junto com os alunos um guia de brincadeiras para a quarentena. Que tal?

Aliás, você sabia que a Fundação Maria Cecília Souto Vidigal disponibilizou um Guia com Atividades e Brincadeiras para crianças de 0 a 6 anos que pode servir de inspiração para este trabalho? Ele pode ser baixado aqui.

Materiais extras

a) Meu aplicativo de folclore – Ricardo Azevedo

Meu aplicativo de folclore é um almanaque de cultura popular com textos e ilustrações de Ricardo Azevedo, um dos maiores autores da literatura infantojuvenil brasileira. Apresenta com delicadeza, a crianças e adultos, o ritmo dos versos e a sabedoria dos ditados e histórias populares.

Clique aqui para saber mais.

b) Café Literário com Douglas Tufano sobre Folclore

Se quiser saber mais sobre folclore, assista ao Café Literário promovido pela Editora Moderna com Douglas Tufano! E se possível, conheça o incrível livro do autor sobre o tema: