Dicas de Livros | Blog A Taba
Folclore para crianças – Berçário e Educação Infantil

Folclore para crianças – Berçário e Educação Infantil

Confira dicas de livros e atividades sobre folclore para crianças de Berçário e Educação Infantil


Cantigas e parlendas

Com musicalidade e ritmos marcantes, as cantigas e palreadas são textos que fazem parte do folclore e chamam a atenção para a sonoridade das palavras – aspecto essencial para crianças em fase de alfabetização.

Além disso, esses textos fazem parte do patrimônio cultural da infância e permitem uma aproximação entre pais e filhos que poderão relembrar e compartilhar suas brincadeiras.

Essa integração entre pais e filhos nas brincadeiras é muito boa para o desenvolvimento da criança e constituição de lembranças positivas.

Sugestões livros e atividades:

a) Coletânea de cantigas

Proponha às famílias que busquem recuperar as cantigas de sua infância e escolham uma delas para cantar com os seus filhos.

É possível que alguns adultos não se recordem de algumas delas e, por isso, a leitura de livros como “Brasil for Children” e “O tesouro das cantigas” pode ajudar a resgatar essas memórias, além de ampliar o repertório das famílias, promovendo um bonito resgate da infância também dos adultos.

Você pode sugerir que cada família escreva a cantiga em uma folha de papel e que, junto com os filhos, escolha uma forma de representá-la visualmente. Pode ser com desenho, colagem ou até mesmo uma fotografia de um momento que remeta à vivência de cantar essa cantiga com as crianças.

Em uma data previamente combinada, proponha às famílias que fotografem os seus trabalhos e enviem. Você poderá colocá-los em um mural virtual , em um espaço da escola ou, ainda, organizá-los em uma apresentação, montando uma coletânea de cantigas da turma.

Já o livro Bichos de cá, as crianças poderão conhecer cantigas contemporâneas inéditas e ainda aprender sobre os animais e ritmos brasileiros.

A obra permite explorar a sonoridade da nossa música e ampliar os conhecimentos das crianças acerca de alguns animais e biomas do nosso país.

b) Coletânea de parlendas

Segundo a estudiosa Jacqueline Heylen, no livro Parlenda, riqueza folclórica: base para a educac̜ão e iniciac̜ão à música, as palreadas são um “Conjunto de palavras de arrumação rítmica, em forma de verso que rima ou não. Ela distingue-se dos demais versos pela atividade que acompanha, seja jogo, brincadeira ou movimento corporal. Embora exista a expressão ‘cantar uma parlenda’ ela é expressa em forma recreativa.”

Cheias de ritmo e sonoridade, as parlendas estão presentes nas brincadeiras e na memória de muitas crianças.

Você pode seguir as mesmas dicas sugeridas para o trabalho com cantigas e organizar uma coletânea das parlendas que fazem parte da memória das famílias de sua turma.

Outra dica, por exemplo, é utilizar o livro “Cadê o livro que estava aqui?”, por exemplo, e propor às crianças que reescrevam a história, trocando o nome do objeto que desaparece e também como ele se esconde ao longo da narrativa.

Clique aqui para acessar as dicas e atividades para os outros anos.