Dicas de Livros | Blog A Taba
A fome do lobo

A fome do lobo

Em “A fome do lobo”, o lobo acorda com muita fome e, ao tentar comer, vários bichos espertos, assim como os porquinhos, conseguem tapeá-lo.


Resenha do livro “A fome do lobo”

Livro: A fome do lobo

Autor: Cláudia Maria de de Vasconcellos

Ilustrador: Odilon Moraes

Editora: Iluminuras


A escritora Cláudia sempre gostou de lobos. Já estudou e escreveu vários textos com lobos e até viu um lobo-guará aos 16 anos. Esse personagem encanta o público infantil em diversas histórias clássicas como “Os 3 porquinhos” e “Chapeuzinho Vermelho”. Em A fome do lobo, percebemos a intertextualidade presente, e a autora vai além na construção do sentido da narrativa: o lobo acorda com muita fome e, ao tentar comer, vários bichos espertos, assim como os porquinhos, conseguem tapeá-lo. No fim, o lobo vai parar dentro da casa de uma família com uma vózinha muito bondosa que consegue resolver o seu problema. De quem lembramos quando vemos a vózinha e sua neta de blusa vermelha nas ilustrações? O que será que ela fez? As ilustrações de Odilon também merecem destaque: são realistas e representam um lobo feroz, cheio de maldade.

Trecho do livro
“Mas aconteceu de a inteligência do ratinho ser maior que a fome do lobo. Assim, antes que a boca do lobo se fechasse sobre ele, o roedor respirou fundo, deu um passo à frente e disse: -– O senhor quer me comer?! Eu?! Mas eu sou tão magrinho! Não dou nem para o aperitivo. Se me comer, vai continuar com fome. Por que o senhor não procura um bicho maior para saciar o seu enorme apetite?”