Galeio: antologia poética para crianças e adultos
Nesta antologia de poemas do multiartista Francisco Marques, o Chico dos Bonecos, entramos em contato com a sua poesia animada, que impõe ao leitor, em muitos deles, uma leitura acelerada, pois são compostos de forma bem cadenciados sonoramente e muito divertidos imageticamente, ideal para declamações em saraus literários. Agrupados de acordo com os temas, o sumário já anuncia a diversão que será cumprida na leitura.
Resenha
Nesta antologia de poemas do multiartista Francisco Marques, o Chico dos Bonecos, entramos em contato com a sua poesia animada, que impõe ao leitor, em muitos deles, uma leitura acelerada, pois são compostos de forma bem cadenciados sonoramente e muito divertidos imageticamente, ideal para declamações em saraus literários. Agrupados de acordo com os temas, o sumário já anuncia a diversão que será cumprida na leitura. “Cochichos e conchinhas”, “A biblioteca dos bichos” e “Tendepá”,são alguns dos títulos dos agrupamentos. Chico dos Bonecos inventa palavras com a mesma engenhosidade com que inventa brinquedos, deixando os versos mais enigmáticos, como no intrigante poema “Briguelos”, que além do título traz mais neologismos como “abracabaça”, “entrelaços”, “entrededos”, entre outros.
Trecho do livro
“– É que a minha vontade de falar/ sai de um jeito diferente./ Vira desejo de cantar/ dançar/ brincar./ Dessas coisas que qualquer um sente,/ entende?” Fragmento do poema “A prosa e a poesia”, P. 14.