Experientes

Histórias da Preta

Escrito por: Heloisa Pires Lima

Ilustrado por: Laurabeatriz

Editora: Companhia das Letrinhas

Passeando pelo imaginário africano neste livro, Heloisa Pires Lima conta aos leitores o processo de descoberta de sua identidade, sua cor e o que significa ser preta no Brasil.

Por meio de histórias contadas pela personagem Preta, a autora aborda questões ligadas às africanidades, explorando temas muito relevantes, como preconceito racial, tráfico negreiro, conceitos de igualdade e diferença e a diversidade do continente africano. 

Heloisa apresenta ainda mitos, fala sobre os griots, os contadores de histórias “oficiais” e sobre as religiosidades de matriz africana.

Os temas, abordados de modo cuidadoso, expõem a importância da cultura negra, contextualizando sua presença na realidade brasileira. 

As belas ilustrações de Laurabeatriz, assim como o projeto gráfico, são também convites para a leitura prazerosa. As imagens recuperam elementos do texto, exploram os sentimentos apresentados na narrativa, enriquecendo ainda mais a experiência de contato com esta obra que já é considerada referência na literatura para crianças e jovens no Brasil.

Autor Ataba

Luísa Cortés Apaixonada por histórias desde criança, não deu outra: foi estudar Letras e Jornalismo para contar as suas próprias. Hoje, edita o blog da Taba, numa missão de contaminar cada vez mais pessoas com o vírus da leitura.

compartilhe essa leitura!

deixe seu comentário!

0 comentários