Histórias de Tia Nastácia
Algumas histórias do nosso folclore são contadas a Pedrinho, Narizinho e Emília pela cozinheira Tia Nastácia, personagem que representa o povo e toda a sua sabedoria e tradição. De maneira envolvente, a fiel escudeira de Dona Benta entretém as crianças do sítio e, por conseguinte, os leitores.
Resenha
Algumas histórias do nosso folclore são contadas a Pedrinho, Narizinho e Emília pela cozinheira Tia Nastácia, personagem que representa o povo e toda a sua sabedoria e tradição. De maneira envolvente, a fiel escudeira de Dona Benta entretém as crianças do sítio e, por conseguinte, os leitores. As divertidas ilustrações de Claudio Martins proporcionam boa interação com os “causos” do livro, conferindo-lhe graça e leveza. Histórias de Tia Nastácia é resultado da reunião de 43 histórias de tradição popular feita por Monteiro Lobato e publicada em livro em 1937.
Trecho do livro
(…) “Tia Nastácia é o povo. Tudo o que o povo sabe e vai contando de um para outro, ela deve saber. Estou com o plano de espremer Tia Nastácia para tirar o leite do folclore que há nela.”. (…)