Resenha do livro “Kachtanka”
Livro: Kachtanka
Autor: Anton Tchekhov
Editora: Cosac & Naif
Os três nomes à frente dessa belíssima edição conhecem como poucos o universo russo: Tchekhov é um imortal das letras da Rússia e clássico em todo o mundo, Spirin, um famoso ilustrador contemporâneo, coleciona prêmios por sua obra, e Rubens Figueiredo é um dos mais importantes tradutores do idioma. Com tantos talentos reunidos, a aventura da cadelinha Kachtanka fez-se uma obra-prima! Escrita no século XIX, a história nos traz a solidão e as alegrias da cadelinha que se perde de seu dono, tendo que reaprender a viver de maneira absolutamente diferente. O cheiro da madeira de que tanto gostava é substituído pelas proezas do circo e seus novos companheiros são bem estranhos à primeira vista. O narrador fala pela cadelinha, o que dá ainda mais beleza à narrativa. Tchekhov era também dramaturgo e é muito provável que as aventuras da cadelinha de pelo castanho tenham sido apresentadas nos palcos do mundo todo. Um belo livro para conhecer nomes e paisagens da antiga Rússia, para se emocionar e torcer pela ruivinha!
Trecho do livro
“Kachtanka olhou para o desconhecido através da neve agarrada nas pestanas e viu na sua frente um homem baixinho e gorducho, de cartola e casaco de peles desabotoado. Percebendo na voz dele um tom amigável, Kachtanka deu uma lambida na sua mão e ganiu de um jeito que dava mais pena ainda.
‘Como é bonitinha e engraçada’, disse. ‘Uma cachorrinha de verdade! Bem, venha comigo, então! Talvez você sirva para alguma coisa.’.”
Obra sem numeração de página