Lendas brasileiras
A obra literária “Câmara Cascudo” é uma das figuras de proa que documentaram o Brasil pelas vias da imaginação criadora do povo brasileiro.
Resenha do livro “Lendas brasileiras”
Livro: Lendas brasileiras
Autor: Câmara Cascudo
Editora: Global
A edição em livro das lendas recolhidas por Câmara Cascudo tem como propósito difundir e compartilhar essas histórias fascinantes entre diferentes culturas, e também preservar a sua concepção e composição da forma mais remota possível, desde quando começaram a ser repassadas oralmente por diferentes gerações dos povos que as originaram. Algumas são bem conhecidas como “A lenda da Iara” (NO) e “O Negrinho do Pastoreio” (RS), fundadas em mistérios e fantasmagorias que continuam mexendo com o imaginário dos ouvintes e dos leitores; outras, como “A morte de Zumbi” (NE), narram trajetórias de heróis que viveram de fato, mas que a História terminou por desmistificar, como o lendário suicídio do líder dos Palmares, mas sem abalar a preferência pela versão lendária que ajudou a engrandecer a fama de Zumbi. Câmara Cascudo é uma das figuras de proa que documentaram o Brasil pelas vias da imaginação criadora do povo brasileiro, levantando de todas as regiões os mitos, as lendas e outras variantes de contos tradicionais.
Trecho do livro
“Do cimo da serra, o Zumbi brandiu a lança espelhante, e saltou para o abismo. Seus generais o acompanharam, numa fidelidade ao Rei e ao Reino vencidos.”
P. 47 e 48