Listas

Livros infantis para falar sobre a morte

Você sabia que existem muitos livros infantis para falar sobre a morte com as crianças? É isso mesmo! O mercado editorial brasileiro possui belíssimas produções artísticas que tratam deste tema de maneira delicada e sensível, abrindo espaço para boas conversas entre adultos e crianças.

O escritor Ricardo Azevedo, autor de Contos de enganar a morte diz em seu site: “Falar sobre a morte com crianças, é preciso deixar claro, não significa entrar em altas especulações ideológicas, abstratas e metafísicas. Nem em detalhes assustadores e macabros. Refiro-me a simplesmente colocar o assunto em pauta. Que ele esteja presente, através de textos e imagens, simbolicamente, na vida da criança. Que não seja jamais ignorado. Isso, note-se, nada tem a ver com depressão, morbidez, falta de esperança ou niilismo. Ao contrário, a morte pode ser vista, e é isso o que ela é, uma referência concreta e fundamental para a construção do sentido da vida. Existem assuntos sobre os quais adultos sabem mais e podem ensinar crianças. Entre eles não se encontram, por exemplo, a paixão, o sublime, a determinação da realidade e da fantasia, o sonho, a temporalidade e a busca do auto-conhecimento. Nem, muito menos, a morte e a mortalidade. Diante de assuntos assim, é preciso reconhecer, adultos e crianças sentem-se igualmente despreparados.”

Para ajudar a conversar sobre esse assunto, considerado por muitos tão difícil, o Clube de Leitores Taba apresenta uma preciosa seleção de livros infantis para falar sobre a morte com as crianças. São obras que tratam dessa última experiência humana com verdade, humor ou delicadeza para leitores de todas as idades.

Todos estão à venda em nossa na loja da Taba na Amazon.

Basta clicar sobre as capas e você poderá ler as resenhas que preparamos para cada um desses livros indispensáveis a qualquer biblioteca.

 

E não podemos deixar de indicar essas três delicadezas que estão fora de catálogo mas que, com sorte, podem ser encontradas em boas bibliotecas e sebos.

Post publicado em 1 de novembro 2016 e atualizado em 1 de novembro de 2020.

Autor Ataba

Denise Guilherme Mestre em Educação, formadora de professores e consultora na área de projetos de leitura. Desde cedo, apaixonada por palavras ditas e escritas. Descobriu nos livros um caminho para entender a si mesma e aos outros. E ficou tão encantada com o que viu que decidiu compartilhar com o mundo.

compartilhe essa leitura!

deixe seu comentário!

4 comentários

Carol Melo

27 de October de 2017

Alice Ximendes

responder

Karina Gomes Barbosa

28 de October de 2017

Bruna Carolli

responder

Nara Dias

27 de October de 2017

Olha que bacanas, dessa lista já li 4....

responder

Patricia DaPaz Veldink

28 de October de 2017

Obrigada, Denise!

responder