Livros infantis para falar sobre a morte

por:

Você sabia que existem muitos livros infantis para falar sobre a morte com as crianças? É isso mesmo! O mercado editorial brasileiro possui belíssimas produções artísticas que tratam deste tema de maneira delicada e sensível, abrindo espaço para boas conversas entre adultos e crianças.

O escritor Ricardo Azevedo, autor de Contos de enganar a morte diz em seu site: “Falar sobre a morte com crianças, é preciso deixar claro, não significa entrar em altas especulações ideológicas, abstratas e metafísicas. Nem em detalhes assustadores e macabros. Refiro-me a simplesmente colocar o assunto em pauta. Que ele esteja presente, através de textos e imagens, simbolicamente, na vida da criança. Que não seja jamais ignorado. Isso, note-se, nada tem a ver com depressão, morbidez, falta de esperança ou niilismo. Ao contrário, a morte pode ser vista, e é isso o que ela é, uma referência concreta e fundamental para a construção do sentido da vida. Existem assuntos sobre os quais adultos sabem mais e podem ensinar crianças. Entre eles não se encontram, por exemplo, a paixão, o sublime, a determinação da realidade e da fantasia, o sonho, a temporalidade e a busca do auto-conhecimento. Nem, muito menos, a morte e a mortalidade. Diante de assuntos assim, é preciso reconhecer, adultos e crianças sentem-se igualmente despreparados.”

Para ajudar a conversar sobre esse assunto, considerado por muitos tão difícil, o Clube de Leitores Taba apresenta uma preciosa seleção de livros infantis para falar sobre a morte com as crianças. São obras que tratam dessa última experiência humana com verdade, humor ou delicadeza para leitores de todas as idades.

Todos estão à venda em nossa na loja da Taba na Amazon.

Basta clicar sobre as capas e você poderá ler as resenhas que preparamos para cada um desses livros indispensáveis a qualquer biblioteca.

E não podemos deixar de indicar essas três delicadezas que estão fora de catálogo mas que, com sorte, podem ser encontradas em boas bibliotecas e sebos.

Post publicado em 1 de novembro 2016 e atualizado em 14 de julho de 2021.

deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

14 comentários
  • Incrível que mesmo com tão boa literatura infantil, o tema morte ainda é um tabu. Resenhamos 3 livros que abordam o tema e não estão nesta lista, mas vale muito à pena incluir: Nina Menina: duas razões para não chorar http://ninguemcrescesozinho.com/2012/11/12/menina-nina-duas-razoes-para-nao-chorar-livro-de-ziraldo/, Vó Nana http://ninguemcrescesozinho.com/2013/02/14/vo-nana-livro-de-margaret-wild/ e O segredo é não ter medo http://ninguemcrescesozinho.com/2013/06/27/o-segredo-e-nao-ter-medo-livro-de-tatiana-belinky/. E tem texto sobre o também recomendado por vocês, Fico à espera http://ninguemcrescesozinho.com/2013/12/20/esperas-encontros-e-despedidas/.

  • Tartaruga Nara

    acompanhe a gente!