Dicas de Livros | Blog A Taba
Matilda

Matilda

Matilda é uma garota precoce que ama livros e leitura. Curiosa e inteligente, ela certamente seria muito amada se tivesse nascido em uma família que valorizasse os talentos que possui. Mas, infelizmente ela não teve essa sorte.


Muitas crianças e jovens certamente já assistiram nas tardes de férias o filme que narra a história dessa menina que possui um talento muito especial: Matilda. Poucos sabem, no entanto, que as aventuras contadas nesse vídeo
foram adaptadas do livro de um dos maiores escritores ingleses do século XX: Roald Dahl. Matilda é uma garota precoce que ama livros e leitura. Curiosa e inteligente, ela certamente seria muito amada se tivesse nascido em uma família que valorizasse os talentos que possui. No entanto, para azar da menina e diversão do leitor, os pais e o irmão de Matilda são pessoas completamente diferentes dela e insensíveis às habilidades da filha. E tudo fica ainda mais complicado quando ela vai para a escola e se depara com uma diretora muito cruel, que detesta crianças – a Sra. Taurino. Embora a princípio tudo pareça muito difícil, a descoberta de um poder especial e de uma adorável professora vão mostrar à pequena Matilda que ela pode ser muito mais forte do que parece. Impossível não se apaixonar por essa história!

Quem são os autores do livro Matilda?

roald dahl

O britânico Roald Dahl é o criador de personagens que fizeram e fazem parte da infância de muitas crianças na Inglaterra e no mundo todo, como Matilda, Charlie e Willy Wonka, o excêntrico dono da fábrica de chocolate mais famosa da literatura e do cinema. Iniciou sua carreira de escritor quando sofreu um acidente de avião e por incentivo do famoso escritor Ernest Hemingway, escreveu um conto sobre o caso. Publicou vinte livros consagrados, sendo um dos mais importantes autores infantis de todo o mundo.

quentin blake

Internacionalmente reconhecido como ilustrador dos livros de Roald Dahl, Quentin Blake nasceu na Inglaterra. Seus professores de escola foram muito importantes para encaminhá-lo para a literatura e a ilustração. Quando tinha apenas dezesseis anos teve seu primeiro desenho publicado por uma revista. Recebeu muitos prêmios por seu trabalho, como o Hans Christian Andersen, o mais importante deles.

Por que escolhemos este para enviar aos assinantes do Clube de Leitores A Taba?

Os personagens criados por Roald Dahl são sempre irreverentes e, porque não dizer, um tanto transgressores.
Matilda é inteligente, sabe ler desde os quatro anos e apronta muitas travessuras para viver em uma sociedade marcada pelo autoritarismo e pelo consumo.
Seus pais só pensam em assistir TV e ganhar vantagens nos negócios, e mesmo vivendo com essas pessoas, a menina consegue analisar os valores deturpados da família. Por sua vez, a diretora da escola ridiculariza e humilha os estudantes e sorte deles que têm a doce professora Mel. Os exageros e absurdos que encontramos no enredo tornam tudo muito engraçado e marcam as aventuras vividas por Matilda. Qual o seu trecho favorito desta história?