
Livros para pensar sobre a vida
Em março os assinantes do Clube de Leitores A Taba recebem alguns dos melhores livros já selecionados, incluindo livros para pensar sobre a vida!
Você sabia que a curadoria da A Taba é referência em nosso país? Que os livros selecionados pela nossa equipe nos últimos 9 anos foram premiados no Brasil e no mundo? Em março, todos os assinantes estão recebendo livros surpresa, algumas das melhores histórias infantis que já enviamos. Entre os títulos selecionados deste mês, estão alguns livros para pensar sobre a vida.
As crianças ainda tem pouca experiência de vida e para elas é importante e curioso descobrir formas de pensar, agir e existir no mundo. Os livros e as histórias infantis são fundamentais nessa descoberta do mundo. Aqui na Taba acreditamos que cada livro começa uma conversa e cada conversa começa uma história. Por isso, os livros que selecionamos não tem como proposta principal distrair as crianças, mas sim contribuir para sua formação enquanto leitor, de si e do mundo também.
Diferentes propostas de gêneros literários, ilustrações e projetos gráficos, aliados aos conteúdos de apoio à leitura como o mapa de exploração proporcionam aos pequenos leitores e suas famílias experiências literárias que abrem espaço para muitas conversas e um tempo de qualidade juntos. Afinal, não dá para ler com uma criança enquanto rola a timeline no celular, né? É um momento de encontro e presença, que pode resultar em memórias para o resto da vida, entre tantos outros benefícios.
As crianças costumam ser muito boas em questionar. Aquelas que tem contato com a leitura desde cedo vão ampliando seu repertório e sua curiosidade também. Cabe a nós, adultos, não criar expectativas sobre respostas certas, erradas ou únicas. A Literatura é uma forma de arte e o propósito da arte é provocar questionamentos, não trazer respostas.
Nesta seleção de livros para pensar sobre a vida, algumas questões foram surgindo ao longo das leituras e outras foram recolhidas das rodas de leitura da Taba, o único clube de leitura que proporciona esses encontros entre crianças de todo o Brasil.
Como será tomar uma decisão considerando as opiniões dos outros somadas ao seu ponto de vista?

Como tomamos consciência sobre nossa ancestralidade? O que contam sobre mim os passos daqueles que vieram antes?

Será que a convivência é sempre agradável e tranquila, mesmo com nossos melhores amigos?

O que faz alguém ser respeitado pelos outros?
É o lugar que ocupa ou as narrativas criadas para legitimar esse lugar?
Como será enxergar o mundo a partir da perspectiva das formigas? Sera que elas veem o mundo da mesma forma que nós, humanos? E exergando a partir da perspectiva delas, o que muda na nossa forma de ver o mundo?

A experiência da maternidade é tão impactante que pode despertar a empatia? Inclusive entre mães de diferentes espécies?

O que as experiências vividas nos contos populares dizem sobre quem nós somos e quem poderemos ser?

É preciso acontecimentos extraordinários para que se deem férias às crianças. O que será que o autor quis dizer com esta frase?

O que você faz quando perde a sua alegria? E o que costuma acontecer quando a reencontra?
