Dicas de Livros | Blog A Taba
Livros para pensar sobre a vida

Livros para pensar sobre a vida

Em março os assinantes do Clube de Leitores A Taba recebem alguns dos melhores livros já selecionados, incluindo livros para pensar sobre a vida!


Você sabia que a curadoria da A Taba é referência em nosso país? Que os livros selecionados pela nossa equipe nos últimos 9 anos foram premiados no Brasil e no mundo? Em março, todos os assinantes estão recebendo livros surpresa, algumas das melhores histórias infantis que já enviamos. Entre os títulos selecionados deste mês, estão alguns livros para pensar sobre a vida.

As crianças ainda tem pouca experiência de vida e para elas é importante e curioso descobrir formas de pensar, agir e existir no mundo. Os livros e as histórias infantis são fundamentais nessa descoberta do mundo. Aqui na Taba acreditamos que cada livro começa uma conversa e cada conversa começa uma história. Por isso, os livros que selecionamos não tem como proposta principal distrair as crianças, mas sim contribuir para sua formação enquanto leitor, de si e do mundo também.

Diferentes propostas de gêneros literários, ilustrações e projetos gráficos, aliados aos conteúdos de apoio à leitura como o mapa de exploração proporcionam aos pequenos leitores e suas famílias experiências literárias que abrem espaço para muitas conversas e um tempo de qualidade juntos. Afinal, não dá para ler com uma criança enquanto rola a timeline no celular, né? É um momento de encontro e presença, que pode resultar em memórias para o resto da vida, entre tantos outros benefícios.

As crianças costumam ser muito boas em questionar. Aquelas que tem contato com a leitura desde cedo vão ampliando seu repertório e sua curiosidade também. Cabe a nós, adultos, não criar expectativas sobre respostas certas, erradas ou únicas. A Literatura é uma forma de arte e o propósito da arte é provocar questionamentos, não trazer respostas.

Nesta seleção de livros para pensar sobre a vida, algumas questões foram surgindo ao longo das leituras e outras foram recolhidas das rodas de leitura da Taba, o único clube de leitura que proporciona esses encontros entre crianças de todo o Brasil.

Como será tomar uma decisão considerando as opiniões dos outros somadas ao seu ponto de vista? 

Dumazi e o grande leao amarelo

Como tomamos consciência sobre nossa ancestralidade? O que contam sobre mim os passos daqueles que vieram antes?

Ilustração do livro Histórias da Preta, em que dois homens olham e apontam para o céu

Será que a convivência é sempre agradável e tranquila, mesmo com nossos melhores amigos?

Gordon e Tapir

O que faz alguém ser respeitado pelos outros?
É o lugar que ocupa ou as narrativas criadas para legitimar esse lugar? 

Ickabog

Como será enxergar o mundo a partir da perspectiva das formigas? Sera que elas veem o mundo da mesma forma que nós, humanos? E exergando a partir da perspectiva delas, o que muda na nossa forma de ver o mundo? 

A experiência da maternidade é tão impactante que pode despertar a empatia? Inclusive entre mães de diferentes espécies?

nas garras dos babuinos livros para pensar sobre a vida

O que as experiências vividas nos contos populares dizem sobre quem nós somos e quem poderemos ser?

livros para pensar sobre a vida pe de maravilha

É preciso acontecimentos extraordinários para que se deem férias às crianças. O que será que o autor quis dizer com esta frase?

Ilustração de "O menino do dedo verde" livros para pensar sobre a vida

O que você faz quando perde a sua alegria? E o que costuma acontecer quando a reencontra?

Ilustração de "Júbilo - O romance do jardineiro" livro para pensar sobre a vida

O que torna alguém digno de ser rei ou rainha?

rainha das ras livros para pensar sobre a vida

Que perguntas surgiram por aí a partir dos livros para pensar sobre a vida? Conte aqui nos comentários!