Dumazi e o grande leão amarelo

por:

No início da história deste livro, encontramos um grande leão amarelo suplicando pela ajuda da pequena Dumazi: uma menina zulu que está indo buscar água no poço, quando se depara com o animal preso em uma rede. Ele pede que a menina o solte, pois está com muita fome e sede. 

Dumazi fica com receio de atender ao pedido do grande felino. Afinal, libertá-lo poderá fazer com que ela seja a sua próxima refeição. A decisão tomada pela menina desta história trará algumas consequências. E será preciso envolver outros animais para resolver o dilema que se impõe à corajosa Dumazi e ao temido leão.

Resenha preparada pela Equipe A Taba especialmente para o exclusivo Mapa de Exploração.

Quem são os autores de Dumazi e o grande leão amarelo?

valanga-khoza-dumazi e o grande leão amarelo

Valanga Khoza é um consagrado contador de histórias e músico, nascido na província de Limpopo, na África do Sul. Essa região africana é rica em oradores e narradores orais, daqueles altamente respeitados em todo o continente.  Valanga cresceu em um ambiente cercado por cantores, percussão e danças animadas. Todas essas experiências serviram de influência para criar e narrar histórias. 

Matt Ottley - dumazi e o grande leão amarelo

Matt Ottley é um artista multimodal que trabalha nos campos das artes visuais, música e literatura. Nasceu em Papua-Nova Guiné e viajou muito pela Austrália e pelo mundo. Atualmente, é um dos ilustradores australianos mais populares nas publicações para crianças e seus livros já foram traduzidos em vários idiomas. 

Por que escolhemos este livro para enviar aos assinantes do Clube de Leitores A Taba?

Dumazi e o grande leão amarelo é um conto encantador! Retrata a história de uma menina zulu, representante de um dos maiores grupos étnicos da África

A girafa, o elefante, o leão e o macaco, que aparecem em diálogo direto com a protagonista, são animais que habitam este continente e foram ilustrados com tanta proximidade às suas características físicas reais que parecem ter sido registrados em uma fotografia. A predominância dos tons amarelo, verde e azul marcam, ainda mais, o ambiente natural e as paisagens africanas.  

A relação de Dumazi com os animais que a cercam, sua postura determinada, irá inspirar muitos outros leitores a pensarem sobre a sua decisão final.

deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

1 comentário
Tartaruga Nara

acompanhe a gente!