Dicas de Livros | Blog A Taba
Dumazi e o grande leão amarelo

Dumazi e o grande leão amarelo

Dumazi e o grande leão amarelo retrata a história de uma menina zulu, representante de um dos maiores grupos étnicos da África.


No início da história deste livro, encontramos um grande leão amarelo suplicando pela ajuda da pequena Dumazi: uma menina zulu que está indo buscar água no poço, quando se depara com o animal preso em uma rede. Ele pede que a menina o solte, pois está com muita fome e sede. 

Dumazi fica com receio de atender ao pedido do grande felino. Afinal, libertá-lo poderá fazer com que ela seja a sua próxima refeição. A decisão tomada pela menina desta história trará algumas consequências. E será preciso envolver outros animais para resolver o dilema que se impõe à corajosa Dumazi e ao temido leão.

Resenha preparada pela Equipe A Taba especialmente para o exclusivo Mapa de Exploração.

Quem são os autores de Dumazi e o grande leão amarelo?

valanga-khoza-dumazi e o grande leão amarelo

Valanga Khoza é um consagrado contador de histórias e músico, nascido na província de Limpopo, na África do Sul. Essa região africana é rica em oradores e narradores orais, daqueles altamente respeitados em todo o continente.  Valanga cresceu em um ambiente cercado por cantores, percussão e danças animadas. Todas essas experiências serviram de influência para criar e narrar histórias. 

Matt Ottley - dumazi e o grande leão amarelo

Matt Ottley é um artista multimodal que trabalha nos campos das artes visuais, música e literatura. Nasceu em Papua-Nova Guiné e viajou muito pela Austrália e pelo mundo. Atualmente, é um dos ilustradores australianos mais populares nas publicações para crianças e seus livros já foram traduzidos em vários idiomas. 

Por que escolhemos este livro para enviar aos assinantes do Clube de Leitores A Taba?

Dumazi e o grande leão amarelo é um conto encantador! Retrata a história de uma menina zulu, representante de um dos maiores grupos étnicos da África

A girafa, o elefante, o leão e o macaco, que aparecem em diálogo direto com a protagonista, são animais que habitam este continente e foram ilustrados com tanta proximidade às suas características físicas reais que parecem ter sido registrados em uma fotografia. A predominância dos tons amarelo, verde e azul marcam, ainda mais, o ambiente natural e as paisagens africanas.  

A relação de Dumazi com os animais que a cercam, sua postura determinada, irá inspirar muitos outros leitores a pensarem sobre a sua decisão final.