Dicas de Livros | Blog A Taba
Olha, olha

Olha, olha

No livro Olha, olha, Bruna Lubambo convoca o pequeno leitor a refletir sobre as diferentes formas com as quais nossos olhos captam a nossa realidade.


O que o seu bebê vê quando olha o mundo afora? E você: o que vê? Já parou para pensar que existem muitas formas de olhar o mundo? Com um texto poético e divertido, em Olha, olha, Bruna Lubambo convoca o pequeno leitor a refletir sobre as diferentes formas com as quais nossos olhos captam a nossa realidade.

A brincadeira proposta ao longo das páginas desperta a curiosidade dos bebês, estimulando-os a se expressar por meio dos seus olhos, inspirado no comportamento dos animais ilustrados no livro: O camaleão roda o olho feito pião. O sapo está assustado por isso fica com os olhos arregalados. O que será que ele viu? Uma obra perfeita para aprender, experimentar e brincar em família! Corra e abra as páginas: olha! Olha!

Resenha produzida pela equipe A Taba, especialmente para o exclusivo Mapa de Exploração da obra.

Quem é Bruna Lubambo, autora do livro Olha, olha?

Bruna Lubambo

Bruna Lubambo nasceu em Santos, mas foi criada no interior de Minas Gerais. É formada em Comunicação Social pela UFMG e conheceu em cursos e oficinas livres as linguagens da gravura, serigrafia, desenho e pintura.
Em seu trabalho, Bruna gosta de diversificar as técnicas e usar materiais variados: carimbo, pintura, lápis de cor, giz, estêncil, entre outros.
O primeiro livro como autora foi publicado em 2020 e se chama Dentro de Casa. Desde então, continua criando seus próprios livros e também contribuindo com a ilustração de obras de outros autores. Para criar este livro, Bruna teve a ajuda de Aline Lucena: fonoaudióloga, que atua com crianças de espectro autista. E foi dessa experiência que Aline teve a ideia de criar uma obra que ajudasse a estimular a atenção para a expressividade do olhar.

Por que escolhemos este livro para enviar aos assinantes do Clube de Leitores A Taba?

Olha! Olha! nos desafia a ver as coisas lindas do mundo pelos olhos de personagens muito especiais: animais que
vivem em diferentes lugares do planeta. O que o pombo vê? Como ele vê? Será que é o mesmo que o piolho ou o burro? Explorar as muitas formas de expressão que nossos olhos possuem e até mesmo usar uma máscara, pode ser uma divertida brincadeira para estimular nosso olhar. Além disso, colocar-se em outra perspectiva é um bom exercício de empatia, não é mesmo? Que tal começar a estimular o seu bebê desde cedo neste precioso exercício de “ver
com os olhos do outro”?