Dicas de Livros | Blog A Taba
Mapa de exploração: já usou o seu hoje?

Mapa de exploração: já usou o seu hoje?

O Mapa de Exploração, material que é enviado ao kit dos assinantes da Taba, é pensado a partir do conceito das “chaves de leitura”


Quem assina o Clube de Leitores A Taba já conhece o material que acompanha o kit de cada mês. É o Mapa de Exploração, conteúdo para se aventurar no universo que é cada livro e nas formas de se aproximar das leituras.

Ele é pensado de acordo com o conceito de “chaves de leitura”, apresentado pela pesquisadora argentina Cecilia Bajour. “A chave de leitura é uma forma de adentrar os livros e conversar sobre eles”, explica a idealizadora da Taba, Denise Guilherme, que participa do processo de elaboração dos mapas.

Há diversas formas que o mediador pode usar para potencializar a experiência com os leitores. “Quanto mais ele conhecer a obra e quanto mais experiência tiver como leitor, maior será a sua capacidade de pensar em boas perguntas (chaves) para provocar os leitores”, explica a curadora da Taba. Por isso, o Mapa de Exploração é dividido em diferentes seções.

A resenha apresenta o leitor ao livro que ele tem em mãos. Faz com que ele tenha vontade de se aventurar naquela nova história, fique curioso pela narrativa e entre nessa jornada. Já a biografia traz fatos curiosos sobre quem escreveu e ilustrou a obra. É um material que envolve a leitura de entrevistas, depoimentos e biografias para abarcar aquilo que encontramos de mais interessante. A resenha e a biografia apresentam o leitor à obra, é uma porta de entrada para aquela leitura.

Na pista, ele começa a ser provocado sobre as possibilidades de leitura do livro. É nesta seção que trazemos o olhar para os aspectos gráficos da obra: ilustrações (cores, composição, técnicas), fontes, formato do livro enquanto objeto. Você sabia que tudo isso ajuda a construir um sentido e a contar a história que você também lê nas palavras?

A seção luz, por sua vez, chama a atenção para as palavras. É aqui que o leitor é convidado a perceber o estilo de texto que é apresentado, quais palavras foram escolhidas, qual é o conteúdo daquela história.

Em direção, você poderá conhecer alguns dos motivos que levou a nossa equipe de curadoria a selecionar aquele livro para ser enviado aos assinantes. O que será que ele tem que consideramos muito especial?

Por fim, a seção almanaque traz mais leituras para quem se empolgou. É a oportunidade de você conhecer outros livros que sejam semelhantes ao que você recebeu, seja por tratar de temas semelhantes, por serem dos mesmos autores ou por serem do mesmo gênero literário. Afinal, dicas de leitura nunca são demais!

Leia mais:

Um mapa de exploração para conhecer tesouros