Dicas de Livros | Blog A Taba
O Ickabog

O Ickabog

O Ickabog é o novo livro de J.K. Rowling, conhecida pela publicação da série Harry Potter, de enorme sucesso. Saiba mais sobre ele aqui.


O Ickabog é o novo livro de J.K. Rowling, conhecida pela publicação da série Harry Potter, de enorme sucesso. 

Assim como no primeiro livro, neste ela também cria um mundo fantástico e novo, o reino da Cornucópia, que é descrito e mapeado em detalhes. Cada cidade ou região possui particularidades, como produzir os doces, as salsichas ou vinhos mais maravilhosos que você possa imaginar. Porém, como nem tudo são flores, lá no final do país, em uma região misteriosa, vive o terrível monstro que dá nome ao livro!

Ao longo de quase 300 páginas, o narrador oferece ao leitor tudo que precisa para mergulhar na trama e aos poucos elaborar sua aposta sobre os acontecimentos. A forma como a história é conduzida nos deixa mesmo em dúvida: será que este monstro existe? Se não, por qual motivo teria sido necessário inventar sua existência?

Quem é J.K. Rowling?

Os livros fazem parte da vida de J.K. Rowling desde que ela era pequenininha. A autora conta que escreveu sua primeira história quando ainda tinha seis (!!) anos. Com onze, criou sua primeira novela em que já é possível ver os elementos fantásticos presentes em suas publicações. 

Sua série Harry Potter alcançou um sucesso e repercussão estrondosos. Ela conta que a ideia surgiu quando estava em um trem, atrasado, e que durante os cinco anos seguintes elaborou a trama escrevendo quase tudo a mão, muitas vezes em estranhos pedaços de papel.

Uma curiosidade sobre o nome J. K. Rowling: A letra “J” refere-se ao nome da autora, Joanne. Rowling é seu sobrenome. O “K” só foi acrescentado por sugestão de seu primeiro editor, que acreditava que um nome feminino não atrairia tanto o público pretendido. 

Com ou sem uma letra a mais no nome, o fato é que uma mulher conseguiu o feito de ser a autora da série literária mais vendida da história!

Quem são os ilustradores do livro?

34 crianças de diversos estados brasileiros são as ilustradoras deste livro.

Elas participaram de um concurso realizado pela editora Rocco e, em novembro de 2020 – no lançamento do livro – receberam em casa um exemplar com adesivo com autógrafo da autora e dois acervos com 20 livros cada um – um para eles e outro para a biblioteca da escola.

Por que O Ickabog foi escolhido para os leitores experientes?

Você já se deu conta do poder das histórias? São elas que muitas vezes justificam escolhas que podem causar grandes acontecimentos. É por meio delas também que podemos conhecer o passado de um país, de um povo e até da nossa família. Mas nunca podemos esquecer que as histórias são contadas por alguém. E que, dependendo das intenções dessa pessoa, elas podem ser mudadas e até inventadas! 

Por isso, lembre-se: se sua intenção não for encontrar um bom livro de ficção, e sim a realidade, pesquise e saiba da origem de toda informação que chega até você para não cair em mentiras inventadas.

O Ickabog

J. K. Rowling

Ed. Rocco