Dicas de Livros | Blog A Taba
A formiga Aurélia e outros jeitos de ver o mundo

A formiga Aurélia e outros jeitos de ver o mundo

Sete narrativas da tradição oral oriental recontadas pela contadora de histórias Regina Machado. Cada conto,à sua maneira, inspira conversas.


A formiga Aurélia e outros jeitos de ver o mundo é o livro selecionado para os leitores autônomos do Clube de Leitores A Taba no mês de julho!

Sete narrativas da tradição oral oriental recontadas pela contadora de histórias Regina Machado. Um livro para ser lido aos poucos e degustado. 

Cada conto, à sua maneira, inspira conversas e remete aos grandes ensinamentos transmitidos de geração em geração.

A formiga Aurélia, sua investigação e a revelação da descoberta vista pelos olhos de outro ser; a inteligência dos homens atentos; as esquisitices de um reino e seus desejos insaciáveis; as diferenças que nos afastam e a sensibilidade de perceber aquilo que nos aproxima. São muitas as sabedorias tecidas entre os personagens em cada uma das histórias.

As ilustrações de uma das maiores escritoras e ilustradoras brasileiras, Angela-Lago, são pequenas e discretas, mas trazem sutilezas ao texto, tornando a leitura e suas descobertas ainda mais especiais.

Quem são as autoras deste livro?

Escritora e professora livre docente da ECA USP, a paulistana Regina Machado é pesquisadora e mestra das artes narrativas de tradição oral. É coordenadora do Encontro Internacional Boca do Céu, de contadores de histórias. 

Para ela, contar histórias e trabalhar com elas é uma atividade que proporciona ao narrador e ao ouvinte muitas imagens, ampliando os seus olhares sobre o mundo e sobre si mesmos.

A mineira Angela-Lago foi uma das mais reconhecidas autoras e ilustradoras brasileiras. 

Antes de se dedicar à literatura infantil e juvenil, estudou Serviço Social e Psicopedagogia. 

Anos depois, estudou artes em Londres, voltou ao Brasil e publicou seus primeiros livros no Brasil. 

Seu tema favorito era o folclore. Ela acreditava que os assuntos que fazem parte da vida serão sempre importantes na criação literária, levando reflexões importantes para os leitores, crianças ou adultos, a refletir.

Angela morreu em outubro de 2017.

Por que escolhemos este “A formiga Aurélia e outros jeitos de ver o mundo” para os assinantes do Clube de Leitores A Taba?

Os contos trazem uma beleza singular por concentrarem em poucas páginas a essência das narrativas. Há sempre uma questão, um mistério, uma tensão que precisa ser resolvida e que convida o leitor para seguir na narrativa e descobrir o seu desfecho. 

Neste livro, Regina Machado, artista da narração, nos presenteia com essas belezas em seus textos e dá aos leitores a oportunidade para se envolverem na leitura, aumentarem o seu repertório e conhecerem um pouco mais sobre outras culturas.