Dicas de Livros | Blog A Taba
Histórias de bobos, bocós, burraldos e paspalhões

Histórias de bobos, bocós, burraldos e paspalhões

Em “Histórias de bobos, bocós, burraldos e paspalhões”, Ricardo Azevedo nos apresenta 6 contos em que os personagens são muito atrapalhados!


“Histórias de bobos, bocós, burraldos e paspalhões” é o livro selecionado para os leitores experientes do Clube de Leitores A Taba neste mês de julho de 2021.

Neste divertido livro, Ricardo Azevedo nos apresenta – com graça e criatividade – uma coletânea de seis contos em que os personagens são muito atrapalhados! Por tolice ou ingenuidade demais, os heróis tolos desses contos divergem em seu destino: há, sim, aqueles que são enganados muitas vezes e até o fim; há outros, no entanto, que auxiliados ou por um sábio ou por um animal mágico, conseguem desfazer-se da repetição.

Ao abrir este livro, você verá que ler os seis contos populares recontados e ilustrados por Ricardo Azevedo é muito bom, mas ler e rir junto é ainda melhor! Deixe-se levar pelo humor, pelo ritmo das repetições e diálogos e pela qualidade literária do texto para caprichar na leitura em voz alta. As ilustrações retomam trechos importantes da narrativa e acompanham o clima de diversão.

Ao final do livro, o autor – que é também um grande pesquisador da cultura brasileira – nos fala sobre sua extensa pesquisa de repertório e também das doses de autoria no processo de escrita de cada conto.

Quem é o autor deste livro?

Paulista, ilustrador, escritor e pesquisador da cultura brasileira, Ricardo Azevedo já publicou diversos livros de contos populares e de ficção, poesias para crianças e também para jovens, pequenas novelas – como a famosa Um Homem no Sótão – e também estudos mais teóricos sobre a cultura. Ganhou muitos prêmios e tem títulos publicados em outras línguas e países.

Sua obra é de extrema importância, pois possibilita que os leitores de diferentes idades possam ter contato com a cultura popular por meio de textos tanto acessíveis como elaborados. Seu trabalho é produto de uma extensa pesquisa que pretende levar ao leitor não só o sabor como também a paisagem em que essas histórias foram contadas.

Para ele, ler é também uma forma de viajar, conhecer outros personagens, outras culturas e opiniões. E assim, quem sabe, poder conhecer um pouco melhor a nós mesmos.

Por que escolhemos “Histórias de bobos, bocós, burraldos e paspalhões para os assinantes do Clube de Leitores A Taba?

Quanto maior o acervo de gêneros literários, estilos narrativos e também referências do ponto de vista visual, mais elementos a criança terá para se envolver no mundo dos livros e da literatura e aos poucos ir criando o seu repertório de preferências. 

Neste livro, o leitor poderá conhecer mais sobre o universo particular dos contos populares de humor que partem de personagens bobos, histórias muito presentes em todas as culturas do mundo. 

Os textos com frases curtas, parece perfeito para ser lido em voz alta. Experimente ler junto com os amigos e com a família: a diversão será garantida!