Dicas de Livros | Blog A Taba
Histórias de bichos brasileiros

Histórias de bichos brasileiros

Nesta bela edição, o leitor poderá se surpreender com os contos de esperteza, acumulação e as fábulas criadas por Vera do Val.


Histórias de bichos brasileiros é o livro selecionado para os leitores iniciantes do Clube de Leitores A Taba neste mês!

Nesta bela edição, o leitor poderá se surpreender com os contos de esperteza, acumulação e as fábulas criadas por Vera do Val. 

As histórias, cujos protagonistas são sempre animais, trazem ao leitor travessuras, artimanhas, ciúmes e também famosos provérbios brasileiros, em uma diversidade que enriquece a leitura e convida para a próxima história. 

As lindas ilustrações são destaque no livro e anunciam os animais protagonistas das histórias nas duplas de páginas que antecedem os capítulos, abrindo espaço para o leitor já arriscar qual será o enredo. 

Algumas histórias são mais conhecidas e inclusive é possível encontrar outras versões já publicadas, mas os textos envolventes e sagazes e as incríveis colagens do ilustrador fazem desta uma obra especial para compor uma boa biblioteca.

Quem são os autores de Histórias de bichos brasileiros?

Ganhadora do prêmio Jabuti em 2008 com o livro Histórias do Rio Negro, Vera do Val, nasceu em São Paulo, mas diz que a Amazônia é sua terra adotiva. 

Em entrevistas, a autora costuma dizer que gosta de se dedicar a escrever sobre sua terra. 

Vera ressalta que seu processo de levar para a linguagem escrita as narrativas orais foi lento e respeitoso e que escrever sobre esses temas é escrever sobre nossas origens. 

Ilustrador e também autor de livros infantis e juvenis, Geraldo Valério é mineiro e tem suas obras publicadas no Brasil, Estados Unidos, Portugal, França, Reino Unido, China e Canadá. 

Na maioria de seus livros publicados no Brasil o artista se destaca pela marcante técnica da colagem de formas coloridas em fundo branco resultando em um belíssimo efeito visual. 

Por que escolhemos enviar o livro Histórias de bichos brasileiros para os assinantes do Clube de Leitores A Taba?

Os contos de esperteza, como alguns que aparecem neste livro, são encontrados ao redor de todo o mundo! No Brasil, Pedro Malasartes aparece em aventuras cheias de artimanhas. Já no oriente, encontramos Nasrudim.

Embora fascinantes, esses contos podem provocar certo desconforto nos adultos já que os personagem se utilizam de artifícios nem sempre éticos para conseguirem o que querem. Será que essas narrativas podem induzir as crianças a agirem assim também? 

Aqui vai uma dica: as crianças, desde cedo, percebem que no território das histórias, e somente neles, tudo é possível e que a vida real, é feita muito mais pelos exemplos e conversas sinceras. 

Histórias de bichos brasileiros - Assinatura de Livros