Dicas de Livros | Blog A Taba
Me engana que eu gosto: dicas de livros de contos de espertezas, artimanhas e travessuras

Me engana que eu gosto: dicas de livros de contos de espertezas, artimanhas e travessuras

Quem nunca se divertiu ao ouvir histórias de personagens frágeis, travessos e malandros que enganam seus fortes e poderosos opositores, que atire a primeira pedra!
Confira nossa seleção de contos de espertezas, artimanhas e travessuras.


Quem nunca se divertiu ao ouvir histórias de personagens frágeis, travessos e malandros que enganam seus fortes e poderosos opositores, que atire a primeira pedra!
Pedro Malasartes, o Macaco, Dona Onça, Zé Malandro são algumas dessas figuras que fazem parte do imaginário popular e que arrancam risos dos ouvintes/leitores que acompanham suas peripécias para vencer as mais difíceis batalhas contra as injustiças. Em suas aventuras, prevalece uma moral ingênua na qual os mais fracos – humanos ou animais – utilizam-se de artimanhas, truques e malandragens para garantir sua sobrevivência ou mesmo a vitória contra forças contra que – normalmente – não teriam como lutar. É assim que raposas proibidas de beber água no riacho se disfarçam com folhas, sapos ameaçados de morte fingem ter medo de água, rabos de porcos são enterrados na lama para enganar o dono da fazenda e até mesmo a morte pode ser vencida.
Alguns adultos podem se assustar com o fascínio desses contos e temer pela educação moral das crianças acreditando que, apenas por lerem essas narrativas, serão induzidas a agir segundo seus personagens. Mas, não se deixe enganar: os pequenos leitores são mais inteligentes do que muitos imaginam. E mais do que as palavras, são os exemplos que educam. Embora sejam apenas crianças e, talvez por isso mesmo, eles sabem, desde cedo, que no território das histórias – e somente nele – tudo é possível. Basta apenas ouvir ou ler as famosas palavras mágicas “Era uma vez…” que a esperteza, a fantasia, o humor e a bondade tornam-se capazes de vencer todo o mal.
Confira, a seguir, nossa seleção de contos de espertezas, artimanhas e travessuras para divertir leitores de todas as idades.
Todos estão à venda na Amazon. É só clicar nos links para adquiri-los, se você quiser.
Se desejar conhecer as resenhas que preparamos com todo carinho para apresentar cada um dos títulos aos nossos leitores, clique sobre as capas abaixo.
Boa leitura e boa diversão!