Dicas de Livros | Blog A Taba
13 livros de bruxas leitores de todas as idades

13 livros de bruxas leitores de todas as idades

Velhas, feias, canibais, poderosas, mágicas, malvadas e, ainda assim, adoradas. Confira 13 dicas de livros imperdíveis sobre um dos personagens mais temidos e queridos por crianças de todas as idades.


Os livros sobre bruxas fazem a diversão dos pequenos — e não é à toa!
Repletos de emoções e histórias muitas vezes divertidas, eles podem ser o que seu filho precisa para começar a sua jornada no mundo da leitura.
Não só isso, as histórias de bruxas tem uma tradição que data anos e anos, com contos encantadores para compartilhar.
Todo leitor que se preze tem em seu repertório alguma história de bruxa. Seja como vilã temida e poderosa ou como uma figura engraçada e atrapalhada, não há quem não goste de uma narrativa na qual essas mulheres sejam personagens!
Neste post, você entenderá melhor a origem desses contos, suas vantagens para os pequenos e poderá conferir a seleção de 13 livros de bruxas da equipe A Taba. Confira!

Seleção de 13 ótimos livros de bruxas

Confira, a seguir, 13 livros selecionados, testados e aprovados pela equipe d’A Taba com bruxas para todos os gostos.
Todos estão à venda e, se clicar sobre as capas, você será redirecionado para a Amazon!
Boa leitura e boa diversão!

Como surgiram as histórias e os livros sobre bruxas?

A origem das histórias de bruxas não tem uma data ou local bem definidos — elas existem desde muito tempo e são representadas de maneiras diferentes de acordo com cada cultura.
Presente nas primeiras adaptações dos contos maravilhosos para a criança burguesa no século XVIII, a figura da mulher com poderes capazes de controlar as forças da natureza é uma das mais populares criações do imaginário, sendo recorrente em diferentes tempos e culturas.
A exemplo do lobo – animal feroz por excelência para a imaginação infantil –, a bruxa, em grande parte das histórias, ainda responde à representação criada na tradição oral mais antiga, aquela das narrativas à beira do fogo, que davam corpo às fantasias e aos temores humanos.

Uma curiosidade relacionada às bruxas é que elas não foram representadas como entidades malvadas em todas as culturas.
Em algumas histórias específicas, elas podem ser vistas como curandeiras e fazedoras do bem, sendo uma peculiaridade muito curiosa que contradiz o consenso de que as bruxas são malvadas.
Porém, essas histórias, em geral, não perduraram, e o retrato do ponto de vista malvado e obscuro das bruxas predominou em muitas culturas.

Principais características de livros com bruxos e bruxas

Velhice, feiura, canibalismo, poderes especiais, objetos mágicos, dualidade, prática de malvadezas, convivência com animais, habitat em florestas e lugares pouco povoados são algumas características que compõem o perfil desse personagem nos livros.
Muitas delas mostram-se presentes em diferentes produtos culturais contemporâneos, como nas adaptações de Walt Disney para os textos clássicos (Branca de Neve, A Bela Adormecida, A Pequena Sereia), nas animações de Michel Ocelot (Kiriku e a Feiticeira), nos seriados de televisão (As Trigêmeas, Witchies), no sucesso em livros e cinemas (Harry Potter) e até na brasilidade da Cuca, criada por Monteiro Lobato, e da adorável e atrapalhada Bruxinha de Eva Furnari.
Além deles, alguns livros clássicos que estão na seleção d’A Taba são:

  • A bruxinha e o dragão;
  • A bruxa Zelda e os 80 docinhos;
  • Onde tem bruxa tem fada.

Geralmente maldosas, vingativas e cruéis, as bruxas são as responsáveis pelos grandes infortúnios que motivam os protagonistas (príncipes e princesas) a enfrentar muitos desafios para vencer seus feitiços por meio da inteligência, da astúcia e do amor.
Elas estão presentes em clássicos do cinema e da literatura, sendo representadas, em geral, como as vilãs, com as mais variadas histórias que as rodeiam e permitem o desenvolvimento de outros personagens durante a trama.
Romances, fantasias, dramas e contos de fadas são alguns dos tipos de literatura em que as bruxas podem marcar sua presença, atribuindo mais energia e magia às histórias.

Por que os livros de bruxas também são importantes para crianças?

Sim, os livros das bruxas são importantes e colaboram com a leitura infantil também, compondo uma parte rica da literatura que não pode ser ignorada.
Sem elas, as histórias que tanto nos encantam seriam apenas uma sequência de eventos felizes, monótonos e, portanto, sem nenhuma graça.
E talvez seja por esse motivo que nenhum outro personagem exerce tanto fascínio sobre os pequenos leitores.
Elas representam nossa entrada no mundo dos mistérios, de longas e incríveis travessias em direção ao crescimento.
Uma vida sem bruxas é uma vida sem fadas, sem magia, sem aventuras e sem imaginação. É exatamente por isso que onde tem criança tem bruxa.

Seleção A Taba

Escolha aquele com a história mais envolvente que não tem erro! A equipe A Taba espera que essa seleção incrível te ajude a mergulhar no maravilhoso mundo das bruxas.
Para saber mais sobre literatura para crianças, confira outro post do blog d’A Taba, onde você conhecerá mais sobre história para criança dormir!