Dicas de Livros | Blog A Taba
Mitos gregos

Mitos gregos

Em Mitos Gregos, o aclamado escritor norte-americano Nathaniel Hawthorne fez uma adaptação primorosa de algumas das principais narrativas gregas, apresentando-as ao jovem leitor.


Talvez nenhuma outra cultura tenha influenciado tanto os povos ocidentais como a cultura grega. Muitos heróis, narrativas e expressões que fazem parte de nossa tradição oral tiveram sua origem nas histórias extraordinárias dos deuses e heróis da mitologia grega. Em Mitos Gregos, o aclamado escritor norte-americano Nathaniel Hawthorne fez uma adaptação primorosa de algumas das principais narrativas gregas, apresentando-as ao jovem leitor. O texto cuidadosamente traduzido e as imagens originais, criadas por um dos grandes nomes da ilustração do século XIX, tornam essa obra um presente perfeito para todos aqueles que desejam conhecer algumas das mais conhecidas histórias de aventura e coragem que inspiraram muitas outras narrativas contemporâneas.

Resenha produzida pela equipe A Taba, especialmente para o exclusivo Mapa de Exploração da obra.

Quem são os autores de Mitos Gregos?

NATHANIEL HAWTHORNE

Nathaniel Hawthorne é considerado o primeiro grande autor americano. Nasceu em 1804 e até hoje é reconhecido como o maior escritor de contos em seu país.  Aos vinte anos, quando terminou a faculdade, Nathaniel sabia que seria escritor e logo começou a publicar seus contos, mas só se dedicou exclusivamente a essa atividade depois de perder um cargo público com a mudança do governo. Os recontos de mitos gregos são seus textos mais conhecidos entre os publicados para crianças e jovens. 

O inglês Walter Crane, filho de um retratista, foi pintor e ilustrador, principalmente de livros infantis e clássicos, como mitos e contos de fadas. Seu irmão Thomas também era ilustrador. Crane influenciou fortemente o design gráfico de sua época, assim como a linguagem das ilustrações e livros infantis que se desenvolveram no país no século XX.

Por que escolhemos Mitos Gregos para enviar aos assinantes do Clube de Leitores A Taba?

Clássicos são histórias que – apesar de terem sido criadas há muito tempo – permanecem atuais e se misturam à nossa cultura de tal modo que, muitas vezes, não somos capazes de reconhecer a sua origem. Alguns dos enredos e heróis dos mitos gregos, por exemplo, estão presentes em grandes textos dramáticos, como as obras do famoso Shakespeare e até mesmo em histórias em quadrinhos contemporâneas. Ao aproximar os jovens leitores desse baú de culturas e referências, Nathanel Hawthorne construiu uma obra que pode servir de porta de entrada para o universo rico e fantástico dos seres que, embora repleto de poderes sobrenaturais, são um retrato fiel das experiências e contradições humanas.


Faça parte do Clube de Leitores A Taba e receba livros infantis incríveis na sua casa todo mês

Clube de Leitores A Taba