Dicas de Livros | Blog A Taba
Moscas e outras memórias

Moscas e outras memórias

Todos temos lembranças de pessoas que passaram por nossas vidas e que, com o tempo, tornaram-se parte das histórias que contamos uns aos outros.


Resenha
Todos temos lembranças de pessoas que passaram por nossas vidas e que, com o tempo, tornaram-se parte das histórias que contamos uns aos outros.
Seja por suas características que despertavam a nossa curiosidade, seja por episódios que viveram e que as tornaram semelhantes aos personagens dos livros, essas pessoas ficaram guardadas nas molduras da memória, compondo uma parede de narrativas que se completam e se entrelaçam.
Esse é o tema de Moscas e outras memórias: o que está por trás do nosso passado? Que personagens e histórias queremos guardar e como desejamos preservá-las? De que maneira seremos lembrados por aqueles que virão depois de nós?
(Resenha produzida pela equipe A Taba, especialmente para o exclusivo Mapa de Exploração da obra.)
Como foi a nossa leitura?

Este foi o livro que tive mais dificuldade de relatar a leitura.

As crianças que leram comigo tinham de 7 a 11 anos. Não expressaram quase nada sobre o que acharam sobre o livro.

Primeiro, o livro parecia ser de terror. Então me pediram para apagar a luz e fechar a porta.

Comecei a leitura.

O livro não é de terror. As crianças começaram a comentar que ainda não estavam com medo.

A expectativa de ouvir uma história de terror, julgando-o pela capa e pelas imagens do livro as deixou um pouco decepcionadas.

O livro “Moscas e outras memórias” é muito mais profundo que uma história de terror. É um livro para se ler sozinho, com calma ou com uma mediação que permita ao leitor analisar todos os pequenos detalhes das imagens, as fisionomias dos personagens, a mudança da fonte das letras e relacionar lembranças boas e estranhas do nosso passado. O diálogo entre texto e lustração é tão intenso, que se o leitor não for atento aos detalhes, o livro perde a graça e o sentido.

As referências às perdas, o cuidado que os parentes têm com seus filhos, maridos, noivos vêm à tona a todo momento. Esse livro precisa ir para a lista de livros que fala sobre a morte e precisa ser lido mais de uma vez.
Moscas e outras memórias  foi o livro enviado aos assinantes leitores autônomos do Clube de Leitores – A Taba no mês de junho.
Assine você também e receba, todos os meses, a oportunidade de viver experiências leitoras como essa.
Veja o booktrailer:

Confira a entrevista para a Tv Cultura sobre o livro Moscas e outras Memórias: