Dicas de Livros | Blog A Taba
O último conto

O último conto

Este livro do escritor e contador de histórias argentino Rodolfo Castro trata da importância de contar histórias para o bem-estar de um bairro. Fala também do que acontece ao bairro quando seu contador de histórias, Jacinto, parte para o mistério: o esquecimento, a monotonia e o automatismo.


Resenha

 Este livro do escritor e contador de histórias argentino Rodolfo Castro trata da importância de contar histórias para o bem-estar de um bairro. Fala também do que acontece ao bairro quando seu contador de histórias, Jacinto, parte para o mistério: o esquecimento, a monotonia e o automatismo. Quem ouve uma história que lhe diga respeito, quer ouvi-la muitas vezes. A menina Jacinta que as ouviu e não as esqueceu, quando mais crescidinha teve a coragem de se aproximar da árvore que guardava as palavras das histórias amadas. E assim pôde devolver a alma àquele lugar ao narrá-las. As ilustrações do mexicano Enrique Torralba figuram, com traços, cores e cortes singulares, imagens e detalhes surpreendentes desse conto de um narrador que a tudo viu.

Trecho do livro:

 “Ninguém se lembrava do dia em que Jacinto havia contado seu primeiro conto debaixo da árvore.
No bairro, diziam que sempre estivera ali.
Alguns anciãos diziam que apenas os contos eram anteriores a ele. E não faltava quem afirmasse que a árvore, as casas e todo o resto existiam porque Jacinto os narrava. Todos acreditavam que seus contos seriam escutados para sempre.” (p. 10)