Dicas de Livros | Blog A Taba
Onde está o elefante?

Onde está o elefante?

Buscar um elefante ou um papagaio em uma floresta que diminui de forma progressiva é a brincadeira proposta do livro Onde está o elefante.


Resenha do livro Onde está o elefante?

Livro: Onde está o elefante?

Autor: Jo Hoestland Barroux

Editora: WMF Martins Fontes

Buscar um elefante, um papagaio e uma cobra dentro de uma floresta que diminui progressivamente é a brincadeira proposta do livro Onde está o elefante.

Entre desenhos de árvores com diferentes formas e texturas, que remetem a folhas e animais, o leitor encontra dois desafios: localizar os bichos que se escondem nas páginas e refletir sobre o impacto da presença humana no meio ambiente.

De maneira simples e divertida, o autor apresenta os dilemas do crescimento desgovernado das cidades, levando-nos a responder a difícil pergunta: para onde irão seres humanos, as plantas e os animais quando o cinza e o vazio tomarem conta de toda a nossa história?


Como foi a leitura com os bebês?


No livro Onde está o elefante, o autor conseguiu resgatar uma das brincadeiras que bebês e crianças pequenas mais gostam de brincar, que é o: Cadê? Achou!


Ao longo de minha trajetória buscando histórias que fossem pertinentes e interessantes para bebês, poucas vezes pude experimentar o prazer de ter em mãos uma obra tão bem pensada.  Ao mesmo tempo em que aborda um conteúdo sério e delicado –  como é a questão ecológica –  prioriza também o lúdico, a brincadeira, o despertar da curiosidade, a descoberta e a leitura autônoma (mesmo antes de não se saber ler convencionalmente) dos pequenos.


Com ilustrações coloridas repletas de detalhes, Onde está o elefante oferece às crianças que já conseguem desenvolver um discurso oral, por menor que seja, uma valiosa oportunidade de criarem sua própria narrativa.


Diante do interesse geral de ver o livro mais de pertinho, deixei que individualmente pudessem folhear, procurar e se encantar pela busca dos animais escondidos na floresta. O convite feito às crianças de encontrar os bichos camuflados no meio das folhagens, possibilitou-lhes um desafio grandioso e que foi encarado com muita curiosidade. À medida que o final da história se aproximava, foram percebendo que ficava mais fácil encontrar os personagens, pois devido a invasão dos prédios, ausência de árvores, presença de troncos e o colorido se esvaindo em menos cor, tanto o elefante, como a cobra e o papagaio, ficavam mais visíveis e nesta hora, a euforia tomava conta, pois assim, eles conseguiam encontrar rapidinho onde cada um estava e a brincadeira se tornava mais envolvente.


Todos os comentários extraídos da fala das crianças vinham cheios de interesse e carregados de muitas emoções. Olhares curiosos e atentos, semblantes de surpresa, tristeza e alegria e expressões corporais para imitar os personagens.


– Achei você cobra, sua espertinha!
– Achei a cobra e o elefante… Achei todo mundo. Ebaaaa!!!
– Olha só: foram os homens que destruiram!
– Puxa vida! Eles estão indo embora tristes!
– Onde será que vão se esconder dessa vez?
– Agora está muito fácil encontrar o elefante! Você não escondeu direito!

Lendo para bebês


Ao apresentar esta mesma obra para os bebês menores (entre cinco meses e um ano e quatro meses), pude observar que o envolvimento não foi diferente! Enquanto fazia a leitura, cada criança dava vida própria a esta narrativa com ações livres e expressivas, imitando o som de tais bichos e brincado de Cadê? Achou!


E foi assim durante todo o mês: bastava ver a capa do livro e a maioria dos bebês já o identificava, fazendo gestos para esconder o próprio rosto com as mãos ou esticando os bracinhos e abrindo as mãos, como quem diz: Cadê? Sem contar outras cenas registradas que são impossíveis de serem descritas com palavras, mas que dizem muito do quanto a leitura para bebês contribui na aquisição de aprendizagens importantes nesta fase da vida.

Livro: Onde está o elefante

Escrito por: Jo Hoestland Barroux

Traduzido por: Monica Stahel 

Editora: WMF Martins Fontes