Dicas de Livros | Blog A Taba
Ponte para Terabítia

Ponte para Terabítia

Em Ponte para Terabítia quatro ambientes compõem a narrativa e dão ao leitor elementos para avaliar e relativizar o que os aproxima e o que os repele.


Terabítia levou centenas de crianças e jovens ao cinema nas duas adaptações que foram feitas. É difícil ficar imune ao chamamento que ouvimos de Jess e Leslie para conhecer esse reino mágico que construíram com poucos recursos mas infinitos sonhos. Katherine é autora experiente, detentora dos mais importantes prêmios literários do mundo e que demorou a ser reconhecida no Brasil. Preocupada em falar da passagem da infância para a vida adulta, seus temas abordam essa fase dolorida e por vezes traumática. Em Ponte para Terabítia quatro ambientes compõem a narrativa e dão ao leitor elementos para avaliar e relativizar o que os aproxima e o que os repele: a casa de Jess, a casa de Leslie, a escola onde estudam e Terabítia. As duas crianças vivem em plena circulação nesses lugares tão diferentes e terão de passar por experiências e confrontos com pessoas e ideias muito distintas. Afinal, isso resulta no mundo como o temos e saber compreendê-lo faz parte da vida adulta. Sonho e realidade servidos densa e envolventemente.

Resenha preparada pela Equipe A Taba especialmente para o exclusivo Mapa de Exploração.

Quem é Katherine Paterson, autora de Ponte para Terabítia?

Katherine_Paterson ponte para terabitia

Filha de missionários, Katherine Paterson nasceu na China. Quando tinha cinco anos, o Japão invadiu o país durante a Segunda Guerra Mundial e sua família retornou para os Estados Unidos. Mais tarde, ela mesma foi ser missionária no Japão. Katherine passou nove anos escrevendo antes de conseguir publicar seu primeiro livro, mas rapidamente foi reconhecida e consagrada como uma grande escritora. Atualmente tem mais de trinta obras publicadas e muitos prêmios por seus livros. 

Por que escolhemos este livro para enviar aos assinantes do Clube de Leitores A Taba?

As vidas de Jess e do leitor nunca mais serão as mesmas depois do encontro com Leslie e a descoberta de Terabítia. Com um texto envolvente que narra experiências muito familiares a crianças e adolescentes, Katherine Paterson constrói uma obra sensível que dialoga com as transições entre fantasia e realidade, infância e maturidade. 

Mesmo em um mundo repleto de desafios, os protagonistas desta aventura têm em Terabítia um refúgio onde reinam soberanos e não há espaço para o medo e a solidão. E os leitores que embarcarem nesta aventura poderão descobrir dentro de si mesmos sua própria terra encantada e então, quem sabe, construir uma ponte sobre a qual poderão atravessar, transformando-se em reis e rainhas de seu paraíso secreto.


A Chegada - Assine