Dicas de Livros | Blog A Taba

Quando esperamos um bebê em nossa família, nos preparamos cheios de expectativas para recebê-lo: arrumamos seu quarto, compramos enxoval e berço, fazemos chás de fralda, escolhemos as melhores mamadeiras, utensílios e muito mais!

E os livros? Que lugar ocupam nessa espera? Quais os melhores livros para bebês?

Que canções iremos cantar-lhes? Com que parlendas brincaremos com eles? Que histórias povoarão os seus sonhos? Que poemas os farão apreciar a sonoridade das palavras?

Primeiros livros dos bebês

Os primeiros livros dos bebês são o corpo, o rosto e a voz de seus pais.

Os gestos, a intencionalidade da ação e a musicalidade da língua com a qual seus familiares comunicam suas atividades diárias e as canções que aprenderam na infância, são as “palavras” que serão lidas, desde cedo, pelos pequenos.

Receber uma nova vida também trata-se disso: regá-la com a ternura e o carinho que há na linguagem escrita e falada para que possa chegar ao nosso mundo com segurança e alegria.

Além do leite materno, é preciso nutrir nossas crianças com palavras! E, assim como nos preocupamos em oferecer-lhes os melhores alimentos para que cresçam fortes e saudáveis, é importante que estejamos atentos também às obras lhes apresentam o mundo das palavras escritas.

Daí a importância de sermos, de fato, presentes quando estamos juntos, de falarmos e cantarmos enquanto os tocamos e os acariciamos.

Estas são as primeiras formas de aproximação das crianças com a leitura e, se juntarmos a isso o pretexto de ficarmos juntos para lermos bons livros, certamente, não estaremos formando apenas leitores, mas seres humanos melhores.

Dicas de livros para bebês

Confira uma seleção de livros testados e aprovados por pais e bebês ouvidos pela equipe da Taba. 

Bruxa, bruxa venha à minha festa

bruxabruxa

O livro Bruxa, bruxa venha à minha festa (Brinque-Book), de Arden Druce, tornou a autora conhecida no Brasil por ser adorado por leitores de todas as idades.

Com uma longa experiência como bibliotecária para crianças, Arden criou essa história interativa e cíclica (o final nos remete ao começo novamente), que favorece a memorização e o reconto por leitores iniciantes.

O texto repete um convite a vários personagens assustadores para uma festa, e é nas ilustrações que o leitor pode dar asas à sua imaginação.

Pat Ludlow conseguiu expressar nas imagens, que ocupam toda a página e são ricas em detalhes, personagens monstruosos do mundo das histórias que, surpreendentemente, encantam as crianças pequenas.

***

Tá tudo bem, neném!

ta_tudo_bem_nenem

Quem tem um bebê pequeno com certeza já repetiu inúmeras vezes a frase que dá nome a esse livro. Seja para acalmar a pequena criança diante da surpresa do mundo, seja para acalentar os pais também assustados com a chegada de uma nova vida.

Brincando com as rimas e com diferentes personagens fantásticos e objetos que fazem parte do universo das crianças, a autora cria um divertido jogo de repetição no qual os pequenos irão embarcar facilmente pedindo “de novo!”.

***

Coleção Guido Van Genechten

genechten0col

Guido Van Genechten faz uma deliciosa brincadeira de descoberta nessa coleção dedicada aos pequenos. Por meio de um delicioso jogo de imagens, os leitores são desafiados a descobrir qual é o animal apresentado em cada uma das páginas.

Ao desdobrar a cartolina, o animal da capa vai se transformando em quatro outros muito diferentes. O último tem 70 cm.

Por ter um formato divertido e apresentar imagens intrigantes e atraentes, a obra pode tornar-se um divertido brinquedo nas mãos daqueles que estão começando a descobrir o mundo.

Do mesmo autor, a coleção ainda tem os livros É um gato?, É um ratinho? e  É um caracol? (Ed.Global).

***

Onde está o elefante?

onde_esta_o_elefante_assinatura_taba_dezembro_1_1

Buscar um elefante, um papagaio e uma cobra dentro de uma floresta que diminui progressivamente é a brincadeira proposta neste livro.

Entre desenhos de árvores com diferentes formas e texturas, que remetem a folhas e animais, o leitor encontra dois desafios: localizar os bichos que se escondem nas páginas e refletir sobre o impacto da presença humana no meio ambiente.

De maneira simples e divertida, o autor apresenta os dilemas do crescimento desgovernado das cidades, levando-nos a responder à difícil pergunta: para onde irão os seres humanos, as plantas e os animais quando o cinza e o vazio tomarem conta de toda a nossa história?

***

Mas papai…

mas_papai_ler9781599_1

Para quem tem filhos pequenos, a hora de dormir é uma grande aventura que envolve doses generosas de criatividade e paciência.

Muitas vezes, as crianças relutam em se entregar ao sono, inventando mil motivos para manter a presença dos pais e prolongar o tempo acordadas.

É esse o mote do livro Mas papai…: um pai cansado tenta colocar seus dois macaquinhos para dormir, sendo interrompido a todo momento pelos pedidos dos pequenos, até que…

*** 

Vai embora, monstro verde!

Leitura em rede - Vai embora, grande monstro verde

Quem tem medo de seres assustadores? E de um grande monstro verde? As crianças que lerem este livro, com certeza, irão se assustar… O monstro é formado a cada página e parece horripilante!

Mas isso tem de parar: você pode dizer basta, pode dizer “vai embora, grande monstro verde!”. Será que ele vai?

Ed Emberley, artista-ilustrador, conseguiu tratar de um dos temas que mais assusta as crianças – o medo de monstros – de maneira criativa e bela.

***

Adivinha o quanto eu te amo

adivinha_ler9780069-2

É possível medir o amor? Como um coelhinho pequenino pode expressar seu amor pelo pai?

O livro mostra o esforço do filho em mostrar o grande amor que sente por seu pai. Este, por sua vez, entra na brincadeira e parece ganhar sempre porque suas medidas são sempre maiores.

Em uma narrativa envolvente, Sam nos faz refletir sobre esse sentimento de maneira simples e excepcional.

As ilustrações belíssimas complementam o texto, fazendo com que a obra fique ainda mais harmoniosa. Publicado em mais de 37 idiomas, Adivinha quanto eu te amo não pode deixar de ser lido para os pequenos.

 ***

Girassóis

ler9780577

A Companhia das Letrinhas deu um formato quadradinho para este livro que é tão gostoso de ver, seja porque é pequenininho, seja pelas ilustrações ora engraçadas, ora delicadas que acompanham os poemas.

“Sopa de Letrinhas”, “Melequinha”, “Vô”, “Riminhas”, “Barata Tonta” são alguns dos poemas que dialogam com o universo infantil sem, contudo, deixar de lado a poeticidade.

Ao contrário, extremamente poéticos, visuais e sensíveis, esses poemas remetem à delicadeza das coisas mais simples e ao valor das descobertas e das relações com o mundo atravessadas pelo filtro da infância.

Em alguma medida, o livro lembra autores como Oswald de Andrade e Arnaldo Antunes, que se renderam à poesia de seus filhos e aprenderam com eles a ver com olhos livres.

E você? Já experimentou com algum bebê a leitura de uma dessas obras? Conte para a gente quais os livros favoritos do(s) seu(s) pequeno(s) leitor(es)!

A Taba possui um plano de assinaturas especialmente pensado para bebês. Conheça o Clube de Leitores A Taba!