Dicas de Livros | Blog A Taba
Quais são os melhores livros infantis? – Conheça os Prêmios da Literatura Infantil e Juvenil

Quais são os melhores livros infantis? – Conheça os Prêmios da Literatura Infantil e Juvenil

Você sabia que as obras infantis e juvenis premiadas nos últimos anos não aparecem na lista de mais vendidos? Confira uma seleção de alguns prêmios para conhecer os melhores livros infantis e juvenis!


Você sabia que os livros infantis e juvenis premiados nos últimos anos não aparecem na lista de mais vendidos?
Um dos motivos pode ser a composição do júri dos prêmios, que tende a valorizar mais o conteúdo das obras do que o interesse comercial.
Para conhecer esses livros selecionados por júris especialistas que consideram a qualidade da obra acima do número de vendas, confira uma seleção de alguns dos prêmios mais importantes do Brasil e do mundo. Nos sites oficiais é possível ver as listas de ganhadores e, em alguns casos, indicados de cada ano. 
Considerado o Nobel da literatura infantil, o Prêmio Hans Christian Andersen foi criado em 1956 e seu nome é uma homenagem ao importante autor de contos de fadas. É concedido pela International Board on Books for Young People (IBBY) a cada dois anos, premiando apenas duas categorias – escritor e ilustrador. Os únicos brasileiros já premiados são as escritoras Lygia Bojunga (1982) e Ana Maria Machado (2000), além de Roger Mello (2014), que recebeu o prêmio como ilustrador – o primeiro latino-americano a entrar na lista.
 

O ALMA (Prêmio Memorial Astrid Lindgren) – criado em 2002 pelo governo sueco –   é entregue todos os anos a um ou vários autores, ilustradores ou organizações que promovem a leitura e o livro infantojuvenil. O valor total da premiação é de 5 milhões de coroas suecas (aproximadamente 580.000 euros).
 

O Prêmio Jabuti é considerado o Oscar da literatura brasileira. Organizado pela Câmara Brasileira do Livro, é o mais tradicional e antigo prêmio literário brasileiro, que existe desde 1959. Algumas das categorias são Infantil, Juvenil, Infantil digital, Histórias em quadrinhos, Ilustração de livro infantil ou juvenil e Didáticos e paradidáticos.

Em 1975 a Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil criou o Prêmio FNLIJ, especializado em literatura infantil e juvenil. Algumas das categorias são Criança, Jovem, Imagem, Informativo, Poesia, Livro-brinquedo, Ilustração e Projeto editorial.
 

Desde 1966 o Prêmio BolognaRagazzi está entre os prêmios internacionais mais conceituados do mundo no setor de publicações infantis. São homenageadas as melhores produções do ano anterior, considerando suas qualidades editoriais gráficas.

O Selo Distinção Cátedra UNESCO de Leitura PUC-Rio indica obras com valor literário, plástico e editorial, considerando temas e gêneros diversos, sem designação por categorias ou faixas etárias, mas atenta, sobretudo, à qualidade artística do diálogo texto/imagem, que torna o livro infantil e juvenil um artefato  original indispensável para arte-educação.

O Catálogo White Ravens é elaborado anualmente pela Internationale Jugendbibliothek (Biblioteca Internacional da Juventude) com centenas de livros, que pela temática, inovação artística, estilo literário ou outra característica, foram destacados, por um conjunto de especialistas em literatura infantil e juvenil, de entre milhares de obras recebidas.

O Prêmio Literário Biblioteca Nacional é realizado anualmente desde 1994. Contempla autores, tradutores e projetistas gráficos brasileiros, reconhecendo a qualidade intelectual e estética da produção editorial brasileira. Há uma categoria para livro infantil e outra para juvenil.
 
 
 
Como um dos principais objetivos do Clube de Leitores A Taba é contribuir com a formação de leitores literários, apresentando obras com qualidade e diversidade, muitos dos títulos e autores premiados já foram selecionados para envio aos assinantes. Assine também e receba mensalmente obras que aproximam os leitores dos melhores livros infantis e juvenis.

*****

Este texto foi escrito com o apoio de dados contidos na monografia apresentada em fevereiro de 2018 por Marília Baracho Mendes para obtenção do Certificado  de Conclusão da Pós-graduação Lato Sensu em “Livros, crianças e jovens: teoria, mediação e crítica” do Instituto Superior de Educação Vera Cruz.