Leitura

Manifesto A Taba – pelo direito à literatura

18 de abril de 2018 por Denise Guilherme

No dia Nacional do Livro Infantil e Juvenil, A Taba lança um manifesto apresentando as crenças que norteiam o seu trabalho de valorização da literatura e de formação de leitores.

Nós acreditamos que:

    1. Todo ser humano tem direito à literatura e à fantasia, tendo acesso a obras que possibilitem experiências estéticas de qualidade e que abram portas para diferentes mundos.
    2. Todo cidadão tem direito a bons livros e experiências de leitura significativas. Sem distinção. Por isso, instâncias governamentais e sociedade civil devem criar políticas públicas que garantam que adultos e crianças de qualquer idade ou lugar desse país possam exercer esse direito.
    3. Todos podem iniciar sua trajetória leitora em qualquer fase da vida. Basta apenas encontrar o livro certo. Sempre é tempo de apaixonar-se pelas palavras.
    4. Toda criança tem direito de ouvir histórias, narradas por um adulto que amorosamente compartilhe suas leituras, ajudando-a a construir sua própria casa de palavras. Histórias de livros, histórias da família (reais ou inventadas), cantigas, adivinhas, parlendas, contos, causos…toda criança tem direito a receber as palavras de seu povo como herança.
    5. Todos os leitores têm direito de conhecer os melhores livros, acessando-os livremente, criando seu próprio percurso de leitura. “Livro vivo é livro lido”. A formação de leitores deve prever o desgate das obras pelo seu manuseio, permitindo que saltem das estantes para o mundo.
    6. Todos os municípios e todas as escolas (privadas, públicas, urbanas e rurais) têm direito a uma biblioteca e um bibliotecário, com espaços e ações cuidadosamente pensados para que leitores tenham acesso a experiências culturais e também à diversidade da produção editorial do país, compartilhando livremente suas experiências estéticas de apreciação da Arte em suas diferentes manifestações.
    7. Todos os professores têm o compromisso de se formar como leitores. Por isso, é papel da escola garantir momentos de experimentação e reflexão sobre as práticas de leitura para que esses profissionais possam ler obras que atendam aos seus anseios como leitores e também lhe ofereçam a possibilidade de conhecer e apreciar o acervo disponível para seus alunos.
    8. A mediação da leitura é fundamental para desenvolvimento da compreensão leitora. Todo leitor pode ser também um mediador. Basta ter escuta atenta e estar disponível a compartilhar com outros leitores suas impressões sobre as obras lidas. A leitura é uma experiência ainda mais interessante quando pode ser compartilhada.
    9. Para formar leitores, diversidade é fundamental. Quanto mais variado for o acesso a diferentes vozes, estilos, gêneros, autores, propostas editoriais e temáticas, mais rica é a construção de sua biblioteca pessoal.
    10. Literatura é Arte. E a Arte deve ser livre e apostar na capacidade humana de transcendência. Crianças não precisam de livros que subestimam sua competência para pensar e sentir o mundo, que apresentam estereótipos e preconceitos e, principalmente, que oferecem respostas fáceis para perguntas difíceis.
    11. Um bom livro para criança é bom para leitores de todos os gêneros e em qualquer fase da vida. Por isso, não faz sentido classificar as obras por idade ou dividindo-os em livros “para meninos” ou “para meninas”.
    12. O que define a competência de um leitor não é a sua idade cronológica mas, sim, a sua experiência como leitor, seu repertório, sua história de convivência com a linguagem escrita e seu domínio sobre ela.
    13. Em um bom livro, tudo – texto, imagem e projeto gráfico (formato, fonte, cores, técnica utilizada etc) – está a serviço da construção de sentido. Privar leitores dessa experiência estética e sensorial, padronizando formatos e textos é limitar a possibilidade do contato com a Arte.
    14. Livros são produtos, mas também são objetos de Arte e precisam ser desejados e consumidos. Existe toda uma cadeia de profissionais que fazem da produção, circulação e comercialização deste objeto o seu ofício e que precisa ser valorizada.
    15. Escritores e ilustradores são profissionais da literatura. Seu trabalho é produzir uma Arte que dialoga com a experiência humana em todas as suas facetas. Para isso, necessitam de condições que possibilitem a criação livre, sendo dignamente remunerados pelo trabalho que exercem.
    16. Livrarias são espaços privilegiados para a formação de leitores e não apenas de consumidores de livros. Livreiros, vendedores, atendentes – todos os profissionais desse espaço devem atentar para a qualidade e diversidade do que oferecem aos seus leitores, disponibilizando livros e outras experiências culturais de qualidade para todos os seus frequentadores.
    17. Editores têm um papel fundamental na formação de leitores. Suas escolhas definem em grande parte o que chega às mãos dos leitores e leitoras.
    18. Instâncias governamentais, editores, escritores, ilustradores, tradutores, adaptadores, revisores, diagramadores, distribuidores, livreiros, vendedores, bibliotecários, mediadores, professores, familiares e amigos: todos somos responsáveis por garantir o exercício do nosso direito à literatura. A Taba acredita que para formar leitores é preciso uma aldeia.

Se você acredita em nossas ideias, você também é parte desta aldeia!

 

*Imagem de capa – Onde vivem os monstros, de Maurice Sendak.  Editora Cosac Naify

Denise Guilherme Denise Guilherme é Mestre em Educação, formadora de professores e consultora na área de projetos de leitura. Desde cedo, apaixonada por palavras ditas e escritas. Descobriu nos livros um caminho para entender a si mesma e aos outros. E ficou tão encantada com o que viu que decidiu compartilhar com o mundo.

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2 comentários

Andrea

21 de abril de 2018

Isso é meu número.
Vocês trabalham voluntariamente com histórias? Me adicionem que tenho interesse. Trabalho com crianças em biblioteca de escola Municipal em BH. Elas têm um acetvo muito bacana. Amo isso!

responder

Denise Guilherme

15 de maio de 2018

Oi, Andrea
Tudo bem?
Que legal o seu trabalho!
Se puder, mande-nos um e-mail para contato@blog.ataba.hefesto.io
Um abraço

responder

Elizabeth Fernandes

22 de abril de 2018

Concordo que a teitura é parte fundamental para quem quer valorizar se. Continuem, mas vivendi em Angola nao deve ser possivel adquirir literatura. Muito obrigado

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