Dicas de Livros | Blog A Taba
São Paulo para leitores: onde estudar literatura infantil?

São Paulo para leitores: onde estudar literatura infantil?

A Taba criou uma seleção de lugares para estudar literatura infantil em São Paulo. São instituições reconhecidas pela qualidade, com opções que vão desde palestras e oficinas até pós-graduação, mestrado e doutorado.


Quando foi que a literatura apareceu em sua vida?
Para alguns, esse primeiro encontro acontece na infância, com os momentos de leitura em família que costumam deixar boas memórias, além de serem fundamentais para a formação de leitores. Para outros, é na escola que a literatura se apresenta na voz dos professores.  E há aqueles, ainda para os quais a literatura infantil surgiu no caminho ou voltou a encontrá-los na vida adulta – seja por estudos na área de educação ou pelo desejo de apresentar o mundo dos livros a uma criança. Nesses casos, é comum fazer novas (re)descobertas e querer se aprofundar no assunto.
Pensando  nisso, A Taba criou uma seleção de lugares para estudar literatura infantil em São Paulo. São instituições reconhecidas pela qualidade, com opções que vão desde palestras e oficinas até pós-graduação, mestrado e doutorado.
Entre no site de cada uma delas, escolha seu curso, boas leituras e bom estudo!


A Casa Tombada
Lugar de Arte, Cultura e Educação na cidade de São Paulo, A Casa Tombada tem sido reconhecida pelo trabalho de excelência desenvolvido ao longo dos últimos anos nas áreas de literatura, oralidade e escritura. Busca diminuir as fronteiras entre as linguagens artísticas, o fazer e o pensar.
Onde: Rua Ministro Godói, 109, Água Branca, São Paulo, SP.
Tipo de curso que oferece: Pós-graduação, extensão, cursos livres, palestras e oficinas.
Mais informações: http://acasatombada.com.br/

Avisalá
O Instituto Avisa Lá promove vários cursos a distância, direcionados aos diversos profissionais da Educação Infantil e séries iniciais do Ensino Fundamental, inclusive às equipes técnicas das secretarias municipais de educação que realizam a formação dos profissionais em suas redes de ensino.
Onde: principalmente online, eventualmente nas redes de ensino.
Tipo de curso que oferece: Cursos livres, principalmente à distância.
Mais informações: https://loja.avisala.org.br/cursos


B_arco
Com o propósito de unir educação e arte, o centro cultural B_arco foi criado para aprofundar e promover o conhecimento, desenvolvendo pesquisas e produzindo conteúdo nas mais diversas formas de expressão cultural. Entre os cursos da área de literatura, está a Oficina de literatura infantil ministrada pelo autor Claudio Fragata.
Onde: Rua Dr. Virgílio de Carvalho Pinto, 426, Pinheiros, São Paulo, SP.
Tipo de curso que oferece: Curso livre, com duração de 3 meses (um encontro por semana)
Mais informações: http://barco.art.br/cursos/


Bináh Espaço de Arte
Lugar de invenção e encontro em arte, educação, literatura, música e outras linguagens, criado no ateliê do casal de artistas Stela Barbieri e Fernando Vilela. Autores premiados, oferecem principalmente cursos e orientação para quem cria ou quer criar livros infantis.
Onde: Rua Bento Vieira de Barros, 181, Vila Romana, São Paulo, SP.
Tipo de curso que oferece: Oficinas, cursos livres e encontros com duração variada.
Mais informações: http://binahespacodearte.com.br/


Centro de Pesquisa e Formação Sesc São Paulo
Já bem conhecido por sua programação cultural, O Sesc São Paulo tem uma unidade voltada à reflexão crítica e à produção de conhecimentos nos campos da educação, arte, gestão e mediação culturais. Encontros com autores, palestras e cursos de diferentes durações são oferecidos mensalmente. Algumas atividades são gratuitas e há desconto para matriculados no Sesc e estudantes quando os cursos são pagos.
Onde: Rua Dr. Plínio Barreto, 285 – 4º andar, Bela Vista, São Paulo, SP.
Tipo de curso que oferece: Palestras, oficinas e cursos livres com duração variada.
Mais informações: http://centrodepesquisaeformacao.sescsp.org.br/


Instituto Tomie Ohtake
Voltado principalmente para artes plásticas, arquitetura e design, o Instituto Tomie Ohtake passou a oferecer também o curso Um percurso pela literatura infantil. Por meio de temas como fábulas, contos de fada, parlendas, romance e livros ilustrados, as editoras Isabel Lopes Coelho (FTD, Cosac Naify) e Mell Brites (Companhia das Letrinhas) traçam um percurso pela história da literatura infantojuvenil.
Onde: Av. Brigadeiro Faria Lima, 201, Pinheiros, São Paulo, SP.
Tipo de curso que oferece: Curso livre, com duração de 3 meses (um encontro por semana)
Mais informações: https://www.institutotomieohtake.org.br/programacao/interna/creativity-masterclass-1-2

Instituto Vera Cruz
Com foco  na formação de profissionais da área de educação, o Instituto Vera Cruz oferece uma pós-graduação para formação de escritores e outra com o tema Livros, crianças e jovens: teoria, mediação e crítica. Diferentes cursos de extensão são oferecidos a cada semestre, além de palestras e oficinas.
Onde: Rua Baumann, 73, Vila Leopoldina, São Paulo, SP.
Tipo de curso que oferece: Pós-graduação, extensão, palestras e oficinas.
Mais informações: http://site.veracruz.edu.br/instituto/


Laboratório Emília
Proposta coletiva para a formação de mediadores de leitura, professores, bibliotecários, livreiros, jornalistas, curadores e profissionais da área editorial e da comunicação. Conta com o apoio de uma rede de profissionais procedentes da América Latina, da Espanha e de Portugal.
Onde: principalmente online, eventualmente em locais selecionados.
Tipo de curso que oferece: Cursos livres, principalmente à distância.
Mais informações: http://laboratorioemilia.com/web/iniciativas/?lang=pt-br


Portal Trilhas
Trilhas é um projeto do Instituto Natura voltado à formação de professores, com objetivo apoiar os docentes no trabalho com alfabetização. A grande aposta do projeto é o curso a distância, com conteúdo voltado para textos narrativos, poéticos, informativos e literários, além de jogos e aquisição do sistema de escrita.
Onde: online
Tipo de curso que oferece: extensão
Mais informações: https://www.portaltrilhas.org.br/


PUC – SP
O Programa de Estudos Pós-Graduados em Literatura e Crítica Literária (PEPG-LCL) da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) apresenta três linhas de pesquisa: Poéticas Literárias, Crítica Literária e Literatura. Propõe um estudo que redimensione e atualize as noções de literatura e de crítica literária, sempre em diálogo com o contexto histórico-cultural.
Onde: Rua Monte Alegre, 984, Perdizes, São Paulo, SP.
Tipo de curso que oferece: Mestrado e doutorado
Mais informações: http://www.pucsp.br/pos-graduacao/mestrado-e-doutorado/literatura-e-critica-literaria

Tem algum curso para indicar para gente, escreva nos comentários e ajude-nos a ampliar essa lista!