Dicas de Livros | Blog A Taba
Segredo

Segredo

“Segredo” fala sobre autoconhecimento, coragem, acolhimento e empatia e será enviado aos leitores autônomos do Clube de Leitores A Taba.


Ei, posso te contar uma coisa? Sabia que existem dois tipos de segredo? O primeiro é aquele segredo pequenininho, inofensivo, que não faz a gente se sentir mal por tê-lo e nem por guardá-lo. O segundo é muito diferente: ele nos faz infelizes, nervosos e com medo, além de parecer que, quanto mais o guardamos, maior e mais assustador ele fica. 

A simpática e falante Amália está lidando com um desses segredos assustadores. Por causa dele, perdeu a vontade de conversar, de observar o mundo e dar novos nomes às coisas, o que ela adora fazer. E agora, será que Amália vai conseguir lidar com este segredo cabeludo guardado ali na gaveta?

Com a ajuda de um par de ouvidos atentos e acolhedores, ela vai descobrir que dar nome às coisas é mais do que uma brincadeira: é uma necessidade.

Quem são os autores de Segredo?

andrea maturana - Segredo

Andrea Maturana é uma escritora chilena nascida em 1969. Andrea navega entre a paixão pelas artes, principalmente a literatura, e a paixão por biologia herdada de sua mãe, médica-cirurgiã, até hoje. 

Após se tornar mãe, seu olhar de escritora se voltou para a literatura infantil e, além, de bióloga e escritora, ela também se tornou psicoterapeuta. Foi com seus pacientes que ela encontrou a inspiração para escrever “Segredo”: perder o medo de falar das coisas não ditas e encontrar nas palavras a cura para as angústias. 

francisco javier olea - Segredo

Francisco Javier Olea é um ilustrador chileno nascido em 1972 que, além de ilustrar livros, consolidou sua carreira trabalhando em jornais e em publicidade. Além de “Segredo”, ilustrou “La Vida sin Santi”, também escrito por Andrea Maturana.

Porque escolhemos este livro para enviar aos assinantes do Clube de Leitores A Taba?

“Segredo” é um livro que fala sobre autoconhecimento, coragem, acolhimento e empatia. Ao acompanhar a história de Amália, você irá descobrir como identificar um segredo e – acredite se quiser – que a melhor forma de se livrar de um segredo ruim é falar sobre ele.

É por isso que é tão importante termos pessoas que sabem nos ouvir e nos acolher ao nosso redor: familiares, amigos, professores com os quais podemos conversar sem ter medo são pessoas fundamentais para que tenhamos as relações de confiança que poderão nos ajudar a falar sobre aquilo que nos aflige.