De quanto tempo precisamos para ler um livro de literatura?
O tempo de uma leitura é mesmo muito relativo, mas não está totalmente em aberto. Neste post, nossa colaboradora, Miruna Kayano, discute a importância do planejamento de área para garantir o tempo de leitura na escola.
Um dos maiores desafios da professora e do professor na sala de aula é a organização de seu planejamento diário e semanal, no qual é preciso decidir em qual ordem cada atividade irá acontecer, de que maneira, em qual agrupamento, considerando todos os princípios e valores do currículo de cada escola. É por isso que, quando um educador ou educadora compartilha comigo suas inquietações sobre o tempo e a distribuição das atividades, eu volto a pensar em quanta complexidade há neste simples ato de organizar o que será feito em cada momento da rotina.
Pensando nas relações disso tudo com o tema que nos ocupa aqui neste blog da Taba, a leitura de um livro de literatura é uma situação que exige do educador ou educadora refletir sobre uma pontual e complexa questão: quanto tempo esta leitura ocupará na rotina? A resposta é também simples e complicada ao mesmo tempo: depende. Depende dos objetivos de cada leitura, do espaço que será dado para as conversas entre a turma e da relação que a turma estabeleceu com o livro que está sendo lido.
Tempo de leitura
Assim, de forma geral, não é a quantidade de páginas de um livro o que irá determinar o tempo que a leitura vai ocupar, mas sim o encaminhamento e a mediação que será realizada. É importante que previamente o educador ou educadora pense sobre perguntas que serão feitas antes, durante e após a leitura, e que considere que o mais importante é o diálogo que vai se desenvolvendo conforme a mediação literária avança.
Uma turma pode envolver-se muito com um título literário, e ter a necessidade de conversar mais sobre personagens, enredo, conflitos, e neste sentido é importante um tempo mais prolongado de leitura. Por outro lado, outra turma pode mostrar distanciamento e pouco envolvimento com a leitura, e, mesmo com nossas perguntas, se notarmos que o livro não dialogou com nosso coletivo de alunos e alunas, é melhor não estender demais a proposta.
Aqui no espaço ekoa temos mais um elemento a considerar e que nos coloca diante do desafio instigante e constante de planejar as nossas leituras, que é o fato de nossas turmas serem multietárias. Assim, por vezes pensamos em livros que serão lidos com o grupo todo, formado por crianças de faixas etárias diversas, e por vezes organizamos leituras em grupos menores, também por vezes diversos, outras vezes em agrupamento por proximidade de interesses ou idades.
A articulação de diferentes possibilidades é fruto de muita reflexão pedagógica, e torna a mediação de um livro um ponto a ser pensado e planejado, e que sempre contará com o inesperado e o surpreendente que é saber enxergar, analisar e atuar, diante da relação que um grupo de crianças estabelece com um livro.
Assim, o tempo de uma leitura é mesmo muito relativo, mas não está totalmente em aberto, já que é uma decisão que educadores e educadoras poderão assumir conhecendo muito bem os títulos que serão lidos, e planejando previamente de que maneira ocorrerá a mediação literária