Dicas de Livros | Blog A Taba
Uma luz inesperada

Uma luz inesperada

Uma luz inesperada é uma envolvente história de um dos autores mais premiados do mundo. Saramago resgata sua infância e nos conta uma jornada como tio para a feira de Santarém.


Um caminho, uma viagem até uma feira em Santarém, um despertar! Saramago recupera a própria infância para nos presentear com seu olhar sensível e uma experiência transformadora. No livro Uma luz inesperada, o menino Saramago acompanha o tio para a venda do resto de uma ninhada de porcos em uma feira distante, a qual decidem ir a pé, para economizar. A jornada é revelada pelos olhos do menino, que observa, se encanta com a paisagem e com o céu. Durante a viagem, uma luz inesperada invade seu peito e ali permanece.

Acontecimentos como uma chuva que os cerca, mas que não molha ninguém, são alguns dos exemplos de como uma simples caminhada pode ser mágica. Toda a riqueza do texto está acompanhada por ilustrações que arrebatam o leitor e complementam a experiência da leitura. Os traços, as cores escuras e os pontos iluminados no céu arrepiam e fazem com que nós leitores, assim como Saramago narra no livro, não queiramos morrer nunca.  

Quem são os autores de Uma luz inesperada?

José Saramago

Desde bem jovem, José Saramago gostava muito de ler e frequentava a biblioteca municipal central para ter acesso aos livros. O primeiro que comprou foi somente aos dezenove anos. Quando adulto, tornou-se diretor adjunto do Diário de Notícias – importante Jornal Português. Em 1975, por uma ação de repressão militar, foi demitido e então decidiu abandonar o jornalismo para se dedicar exclusivamente à literatura. Teve quase quarenta livros publicados e foi o primeiro autor de língua portuguesa a ganhar o Prêmio Nobel de Literatura. Morreu em junho de 2010, aos 87 anos.

armando fonseca

Armando Fonseca nasceu na Cidade do México e  formou-se em Filosofia. Dedicou-se como ilustrador em vários livros e também periódicos, tanto em seu país como no exterior. Recentemente teve seu trabalho selecionado para ser exibido na 26ª Bienal de Ilustração em Bratislava, na Eslováquia – um dos grandes reconhecimentos ao trabalho de ilustradores de todo o mundo.

Porque escolhemos este livro para enviar aos assinantes do Clube de Leitores A Taba?

Uma luz inesperada é uma envolvente história de um dos autores mais premiados do mundo. José Saramago é conhecido por ser um escritor que brinca com as palavras, explorando todas as suas possibilidades. É essa potência da linguagem que encontramos na obra, um menino, o próprio Saramago, resgatando sua infância, para nos contar uma jornada que fez com o tio para a feira de Santarém. A forma como ele narra essa viagem, atrelada às belas e ricas ilustrações, permitem ao leitor um atravessamento pela cultura portuguesa e pela vida dos camponeses. Trata-se de uma obra para pensar sobre a vida e se iluminar pela luz inesperada que vem do céu. E você: qual lugar o céu ocupa na sua vida?